Com efeito, um inquérito realizado nas várias ilhas relativamente à emigração indica que em 1963 havia aproximadamente 5000 trabalhadores disponíveis do sexo masculino.

Os saldos líquidos do movimento migratório no quinquénio de 1958-1962 são positivos, o que indica ser negativa a absorção líquida de trabalhadores cabo-verdianos, principalmente por parte de S. Tomé e Príncipe, onde, efectivamente, têm diminuído os quantitativos da mão-de-obra imigrada.

Assim, e atendendo à elevada taxa de crescimento demográfico, o problema da criação de novos empregos assume importância muito especial, sobretudo para diminuir o volume de mão-de-obra afecta aos subsectores agrícola e serviços domésticos. Em vários tipos de formações sanitárias notam-se aumentos quantitativos no decénio de 1953-1962. Os postos sanitários fixos aumentaram de doze (1953) para dezoito (1962), os postos de consulta e tratamento passaram de nove no primeiro ano considerado para treze no último ano, os dispensários de puericultura triplicaram, as enfermarias regionais passaram de cinco para sete, tendo sido criadas em 1960 uma nova maternidade e uma nova enfermaria de lepra.

Por seu turno, a actividade dos serviços de saúde também verificou alguns aumentos sensíveis Outros indicadores revelam melhoramentos qualitativos apreciáveis.

O número de crianças inscritas nos dispensários de puericultura aumentou de 1953 para 1962 em cerca de 140 por cento.

O paludismo está em franca regressão os óbitos registados em 1961 e 1962 representam 30 por cento apenas dos registados em 1953 e 1959. Entrou em funcionamento em 1960 uma brigada móvel de vacinação pelo B C G; até 1962, 78 por cento da população foi submetida à prova da tuberculina. Outras campanhas contra endemias foram realizadas com maior ou menor extensão.

À formação de pessoal paramédico (o pessoal médico é formado na metrópole) tomou incremento nos últimos anos.

Em síntese, o estado sanitário geral vem registando progressos sensíveis, o que certamente é devido a maior produtividade do pessoal e maior eficiência na utilização do equipamento disponível. Sob a epígrafe de educação trata-se fundamentalmente dos problemas do ensino

A presente taxa de analfabetismo nos meios rurais é um aspecto a considerar na dinâmica geral da evolução da sociedade cabo-verdiana.

A evolução do número de alunos inscritos, professores, escolas e salas de aula foi a seguinte no ensino primário.

Ensino primário

Excluindo os alunos dos cursos de educação de adultos, a população escolar total era, em 1962, foi estimado em 32 390 indivíduos, que se tomou como sendo a população escolarizável. Sendo assim, a taxa de escolaridade era de 56,6 por cento.

Há dois liceus em Cabo Verde um na Praia (ilha de Santiago) e outro no Mindelo (ilha de S, Vicente).

O ensino técnico e profissional é ministrado numa escola industrial e comercial funcionando no Mindelo desde 1957. Existem ainda um seminário (Praia), duas escolas de enfermagem (Praia e Mindelo), uma escola de aprendizado agrícola (S. Jorge dos Orgãos-Santiago) e uma escola de artes e ofícios (Praia). A evolução do ensino secundário foi a seguinte:

Contando com o ensino eclesiástico (55 alunos em 1962), com o de enfermagem (169 alunos), de aprendizado agrícola (41 alunos) e da escola de artes e ofícios (52 alunos), o total dos alunos inscritos no ensino secundário era, em 1962, de 1665.

Em suma, verifica-se que os problemas do ensino em Cabo Verde requerem a maior atenção, mormente no que se refere ao ensino primário, sector em que é necessário incentivar o esforço já realizado. Quanto ao ensino secundário, uma vez que se pretende um programa acelerado de desenvolvimento económico, há que desde já promover a formação da necessária mão-de-obra especializada, incrementando-se para isso o ensino técnico (industrial, agrícola e comercial). Antes de se passar à apresentação de um esquema quantificado, embora simplificado, de desenvolvimento possível, torna-se conveniente sintetizar as caracterís-