O programa de desenvolvimento do sector com base no pescado da província de Cabo Verde no triénio de 1965-1967 visa os seguintes objectivos principais, insertos em esquema evolutivo que em período mais amplo haverá que intensificar e prosseguir, segundo a evolução das capturas o recomende. Impulsionamento da exploração racionai dos recursos marinhos, incluindo o arranque da captura oceânica de atuns tropicais, tendo em vista o acréscimo da dieta proteica de origem animal, a regularização do abastecimento interno e o robustecimento do sector de transformação, com acentuado incremento da participação da província no comércio internacional de produtos com base no pescado,

b) Estudos intensivos de biologia piscatória (nas águas em torno e ao largo da província) e apoio tecnológico para expansão acelerada do sector;

d) Ampliação da incipiente frota costeira que na província labora, incluindo novas artes de pesca e equipamento de bordo, designadamente para acréscimo de autonomia, detecção de peixe e racionalização das operações;

e) Introdução da pesca oceânica de atuns tropicais segundo as técnicas de maior produtividade na área de exercício e dispondo as embarcações utilizadas de meios para a c ongelação do pescado,

f) Montagem nos principais centros piscatórios de câmaras de refrigeração para breve armazenagem, favorecendo as condições de recepção e de distribuição do pescado;

g) Construção de oficinas de salga e secagem de peixe, segundo os requisitos técnicos que assegurem a salubridade dos produtos, nos núcleos piscatórios onde o volume e a composição qualitativa das capturas o justifique,

h) Renovação de instalações fabris para melhoria da qualidade dos produtos, dotadas, designadamente, com meios frigoríficos. Energia Produção, transporte e distribuição De acordo com os projectos de electrificação e ampliação de centrais elaborados pelos serviços oficiais, prevê-se que a potência a instalar na vigência do Plano Intercalar possa atingir 1553 kW. Se este programa for realizado integralmente, a potência total instalada na província no final do período do Plano Intercalar será de cerca da 2550 kW.

Prevê-se a execução das redes de distribuição ligadas às novas instalações de produção e remodelação das existentes em todos os casos em que a ampliação da potência instalada o justifique.

Para abastecimento de pequenas povoações sem meios de produção próprios conta-se atada com a instalação de redes de distribuição de média tensão nas cidades da Praia e Mindelo e nas vilas de Maria Pia, Nova Sintra e Sal-Rei.

No seguimento dos estudos já realizados com vista à utilização da energia eólica recomenda-se o seu prosseguimento no sentido da elaboração e consequente execução sistemática de um plano de «prospe cção dos sítios».

Dada a escassez de água subterrânea potável no subsolo da quase totalidade das ilhas, apresenta-se com muito interesse o emprego da energia solar para a dessalinização da água do mar. Por esta razão se encartem também os estudos necessários a avaliação das possibilidades reais que se oferecem na província à utilização desta forma de energia.

Finalmente, e em conjugação com o sector da agricultura, há que melhorar a cobertura hidrológica das principais bacias da província com vista a determinação das suas possibilidades hidráulicas e a execução de um plano para o seu aproveitamento. a) Carta geológica - Com certo pormenor e permitindo já um esboço geológico aceitável, são conhecidas apenas a ilha de S. Vicente e a de Maio. As ilhas de Santiago, Sal, Boa Vista e Brava são menos conhecidas.

b) Estudos e aproveitamento doa meios de obtenção de água doce - Dadas as características especiais do arquipélago, julga-se que a forma mais eficiente de prover o seu abastecimento com água doce será o do aproveitamento das águas superficiais, objectivo que será considerado noutro local deste plano em ligação com os trabalhos de obras públicas.

Os trabalhos contemplados são simplesmente os estudos hidrogeológicos a realizar com a finalidade da localização de sondagens e eventuais captações para obtenção de água doce. A actividade neste sector será orientada de forma a prestar a necessária colaboração à brigada de estudos e construções de obras hidráulicas.

Não se excluem também as hipóteses do aproveitamento de água doce a partir de água salgada , das águas salobras e eventualmente por condensação da humidade atmosférica.

c) Fomento mineiro - Os objectivos mineiros mais importantes parecem ser as pozolanas e o sal.

Para além destes, requerem atenção outras pedreiras merecedoras de estudo com vista ao fabrico de cimento e de cal.

Poderá ainda no decorrer do triénio surgir qualquer outra substância mineral merecedora de estudo.

Importa, pois, criar as condições para estimular essa iniciativa e para a suprir, como em regra terá de ser feito, pelo menos numa fase inicial de arranque, ao mesmo tempo que se definem as indústrias susceptíveis de, em princípio, serem instaladas em Cabo Verde Considera-se como objectivo fundamental a criação do volume de emprego necessário para satisfazer a procura resultante do crescimento demográfico global.

Este objectivo geral transpõe-se, assim, ao plano sectorial da indústria transformadora, para o objectivo sectorial da criação de indústrias rentáveis que permitam absorver mão-de-obra em proporções tão grandes quanto possível.

As indústrias que se encontram nestas condições são, além da indústria do descasque da castanha de caju, as seguintes.

Extracção de óleo da purgueira e fabrico de sabões Descasque da castanha da caju e extracção do líquido da casca.