Na zona interior de cursos de água doce distinguem-se três bacias hidrográficas principais, correspondendo, respectivamente, aos rios Cacheu ou Farim, Geba e Corubal. O primeiro, que tem um percurso de 242 km, é navegável 177 km, dos quais 100 km por embarcações até 2000 t, o segundo, com um percurso de 300 km, é navegável 160 km e constitui, sem dúvida, a principal via de comunicação fluvial, o terceiro tem um percurso de 270 km e é navegável 50 km.
O grupo etário até aos 14 anos representa 36 por cento e os grupos compreendidos entre os 15 e 50 anos 59,4 por cento.
A taxa média anual de crescimento populacional apurada através dos dois últimos censos foi de cerca de 0,7 por cento. A taxa de crescimento fisiológico é, todavia, mais elevada, podendo o crescimento demográfico na previsão de se reduzirem os fluxos migratórios tradicionais, processar-se segundo uma taxa de crescimento da ordem de 1 por cento.
Na hipótese de um crescimento à taxa anual de 1 por cento, a população da província evoluiria do seguinte modo:
Habitantes
atingindo-se em 1975 o nível de 631 000 habitantes.
Como atrás ficou dito, a área total permanentemente emersa é de 2 800 000 ha, abrangendo cerca de 262 570 ha a superfície afecta à exploração agrícola. A superfície em cultivo encontra-se distribuída por 86 951 explorações, as quais contêm 425 839 parcelas.
A ocupação da terra está assim distribuída:
Da área ocupada pelas culturas alimentares, mais de 53 por cento está afecta à cultura de arroz. A mancarra abrange 93,6 por cento da superfície ocupada pelas culturas industriais.
O valor da produção total a preços médios no último quinquénio foi o seguinte culturas alimentares, 354847 contos e, culturas industriais, 90 410 contos (inquérito agrícola de 1960).
Das 86 951 explorações agrícolas, cada uma dispõe em média de cerca de 4 unidades de trabalho e uma área de 3,2 ha.
As produções médias por hectare para cada cultura são relativamente baixas, em confronto com as obtidas com o emprego de técnicas mais eficientes.
O reconhecimento do subsolo não foi realizado ainda de forma sistemática Só recentemente as suas possibilidades foram objecto de atenções relativamente à bauxite e ao petróleo. Aponta-se como perspectiva favorável o facto de existirem depósitos de bauxite na área contígua à fronteira oriental da ex-Guiné Francesa, na região do Boé e outras, em quantidade que permite a sua exploração.
Estão em circulação na província 1849 veículos automóveis, sendo 1054 ligeiros, 536 pesados e 259 motociclos.
O porto de Bissau encontra-se, aproximadamente, no limite navegável do canal do Geba, para navios de longo curso. A parte superior do canal só é utilizável pela pequena navegação de cabotagem.
Dada a pequena superfície da província, a sua localização permite que a maior parte do movimento de exportação e importação se efectue por intermédio do porto de Bissau, num total correspondente a 100 000 t por ano, não contando com o movimento de cabotagem, cuja média é de 35 000 t.
O porto, que se encontra devidamente balizado e limitado, podendo ser utilizado por todos os navios que escalem Bissau, possui uma ponte-cais paia os navios de longo curso e um pequeno cais para o tráfego de cabotagem.
O porto de Binta, o segundo da Guiné em movimento, é constituído por um troço do no Cacheu, entre Barro e Farim, com boas condições de abrigo. Dispõe de uma ponte-cais, de madeira, que permite fácil ligação entre os navios e a terra.
A cidade de Bolama dispõe de um porto que é o de melhores condições naturais de toda a província, o qual se localiza no canal entre a ilha de Bolama e o continente e possui uma ponte-cais, de alvenaria, para embarcações de cabotagem.
Na província existem, além do aeródromo internacional em Bissau, aeródromos em todas as sedes de concelhos e circunscrições e em outros aglomerados populacionais.
A evolução do ensino oficial de 1955 a 1962 foi a seguinte: