Na zona interior de cursos de água doce distinguem-se três bacias hidrográficas principais, correspondendo, respectivamente, aos rios Cacheu ou Farim, Geba e Corubal. O primeiro, que tem um percurso de 242 km, é navegável 177 km, dos quais 100 km por embarcações até 2000 t, o segundo, com um percurso de 300 km, é navegável 160 km e constitui, sem dúvida, a principal via de comunicação fluvial, o terceiro tem um percurso de 270 km e é navegável 50 km. A população era, segundo o censo de 1960, de 544 184 habitantes, sendo a densidade média de 16,1 habitantes por quilómetro quadrado. O aumento de população que se verificou em relação ao censo de 1950 foi de 33 407 habitantes.

O grupo etário até aos 14 anos representa 36 por cento e os grupos compreendidos entre os 15 e 50 anos 59,4 por cento.

A taxa média anual de crescimento populacional apurada através dos dois últimos censos foi de cerca de 0,7 por cento. A taxa de crescimento fisiológico é, todavia, mais elevada, podendo o crescimento demográfico na previsão de se reduzirem os fluxos migratórios tradicionais, processar-se segundo uma taxa de crescimento da ordem de 1 por cento.

Na hipótese de um crescimento à taxa anual de 1 por cento, a população da província evoluiria do seguinte modo:

Habitantes

atingindo-se em 1975 o nível de 631 000 habitantes. Apesar de o solo ser considerado pobre, 90 por cento da população activa trabalha na agricultura e a produção agrícola constitui 95 por cento das exportações da província O autoconsumo absorve quase 77 por cento do total produzido.

Como atrás ficou dito, a área total permanentemente emersa é de 2 800 000 ha, abrangendo cerca de 262 570 ha a superfície afecta à exploração agrícola. A superfície em cultivo encontra-se distribuída por 86 951 explorações, as quais contêm 425 839 parcelas.

A ocupação da terra está assim distribuída:

Da área ocupada pelas culturas alimentares, mais de 53 por cento está afecta à cultura de arroz. A mancarra abrange 93,6 por cento da superfície ocupada pelas culturas industriais.

O valor da produção total a preços médios no último quinquénio foi o seguinte culturas alimentares, 354847 contos e, culturas industriais, 90 410 contos (inquérito agrícola de 1960).

Das 86 951 explorações agrícolas, cada uma dispõe em média de cerca de 4 unidades de trabalho e uma área de 3,2 ha.

As produções médias por hectare para cada cultura são relativamente baixas, em confronto com as obtidas com o emprego de técnicas mais eficientes.

O reconhecimento do subsolo não foi realizado ainda de forma sistemática Só recentemente as suas possibilidades foram objecto de atenções relativamente à bauxite e ao petróleo. Aponta-se como perspectiva favorável o facto de existirem depósitos de bauxite na área contígua à fronteira oriental da ex-Guiné Francesa, na região do Boé e outras, em quantidade que permite a sua exploração. A rede de estradas da Guiné tem a extensão total de 3300 km, dos quais 1400 km de estradas de terra e 1840 km de picadas ou caminhos. Da rede total, 596 km são considerados estradas de 1.ª classe e 808 km, de 2.ª classe.

Estão em circulação na província 1849 veículos automóveis, sendo 1054 ligeiros, 536 pesados e 259 motociclos.

O porto de Bissau encontra-se, aproximadamente, no limite navegável do canal do Geba, para navios de longo curso. A parte superior do canal só é utilizável pela pequena navegação de cabotagem.

Dada a pequena superfície da província, a sua localização permite que a maior parte do movimento de exportação e importação se efectue por intermédio do porto de Bissau, num total correspondente a 100 000 t por ano, não contando com o movimento de cabotagem, cuja média é de 35 000 t.

O porto, que se encontra devidamente balizado e limitado, podendo ser utilizado por todos os navios que escalem Bissau, possui uma ponte-cais paia os navios de longo curso e um pequeno cais para o tráfego de cabotagem.

O porto de Binta, o segundo da Guiné em movimento, é constituído por um troço do no Cacheu, entre Barro e Farim, com boas condições de abrigo. Dispõe de uma ponte-cais, de madeira, que permite fácil ligação entre os navios e a terra.

A cidade de Bolama dispõe de um porto que é o de melhores condições naturais de toda a província, o qual se localiza no canal entre a ilha de Bolama e o continente e possui uma ponte-cais, de alvenaria, para embarcações de cabotagem. Existem carreiras aéreas regulares entre a capital da Guiné e diversos pontos da província, que são asseguradas pelos Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa. A principal linha interna é a linha turística de fim-de-semana Bissau-Varela-Bissau.

Na província existem, além do aeródromo internacional em Bissau, aeródromos em todas as sedes de concelhos e circunscrições e em outros aglomerados populacionais. No que se refere às infra-estruturas sociais, há que considerar em primeiro lugar os aspectos respeitantes à educação.

A evolução do ensino oficial de 1955 a 1962 foi a seguinte: