Mas há que ressaltar o ensino ministrado pelas missões, que em 1962 apresentava o seguinte panorama:

Com a entrada em funcionamento do Liceu de Honório Barreto, que veio alargar e oficializar o ensino, ministrado antes num estabelecimento oficioso, o número de alunos nos estabelecimentos oficiais cresceu de 242 para cerca de 300.Em 1962 o ensino técnico de grau secundário registava 266 alunos e 26 professores.

Além dos cursos enunciados, ministram-se ainda na Guiné os cursos de aprendizagem agrícola, de enfermagem, de serralheiro, de tipógrafo e de telecomunicações. O pessoal médico de enfermagem vem registando um sensível aumento nos últimos dez anos.

Para a formação e preparação de pessoal para médico funcionam junto ao Hospital Central de Bissau três cursos de enfermagem, a saber:

b) Curso elementar de enfermagem para a preparação de enfermeiros auxiliares de ambos os sexos,

c) Cursos elementares de enfermagem para a preparação de parteiras auxiliares, Estrutura económica A análise da estrutura económica da Guiné apresenta dois tipos de organização económica com motivações diferentes - a economia de subsistência e a economia monetária.

O trabalho agrícola, tal como se encontra estruturado, não possui uma organização interna de modo a conduzir ao melhor emprego da mão-de-obra afecta à actividade agrícola.

O sector empresarial encontra-se em fase de desenvolvimento incipiente, sendo limitado o número das empresas existentes. A sua actividade circunscreve-se ao comércio e à indústria, concentrando-se essencialmente no âmbito das relações económicas com a metrópole e o estrangeiro.

Nos meses de Maio a Outubro há uma forte concentração de mão-de-obra no sector agrícola, que se distribui pelas principais culturas mancarra, arroz, mandioca e milho. O exame da evolução do comércio externo mostra que no período de 1954 até 1962 apenas em dois anos se registaram pequenos saldos favoráveis.

As importações revelam tendência para crescimento mais rápido que o das exportações.

As mercadorias mais importantes na importação são os produtos têxteis, produtos alimentai es e viaturas automóveis.

Comércio externo, por origem, em 1962

A exportação da Guiné é dominada por dois produtos, o amendoim e o coconote, conforme se pode verificar pelo quadro seguinte:

Exportação, por destino, em 1960-1962

Os mercados estrangeiros absorvem proporção relativamente diminuta das exportações da Guiné, verificando-se nestas trocas grande desequilíbrio. Em 1962 as importações do estrangeiro totalizaram 75 257 contos e as exportações 17 658 contos. Em resumo, são de destacar as seguintes características da estrutura económica da província da Guiné: Grande variedade de solos,

b) Insuficiência do conhecimento dos recursos naturais, mas perspectivas favoráveis quanto à bauxite e petróleo,

c) Extensa rede hidrográfica, desempenhando um papel importante na província;

d) Densidade populacional bastante elevada (15,9), superior a densidade média do continente africano, e população do tipo progressivo, 91 por cento da população activa, dos 15 anos aos 50 anos, trabalha na agricultura,

e) Agricultura do tipo ti adicional, em que o autoconsumo absorve 77 por cento do total produzido,

f) Potencialidade apreciável, do ponto de vista agrícola,

g) Excesso de mão-de-obra,

h) Comércio externo caracterizado por uma grande concentração na exportação dos produtos primários. Ainda que disponha de potencialidades apreciáveis do ponto de vista agrícola, não se oferecem na economia