Tem-se ainda presente a melhoria das condições de refrigeração do pescado nas unidades existentes e, se aconselhável, com abastecimento adequado d« subprodutos e de espécies que outra utilização não suportam, a renovação do equipamento para formação e extracção de óleos de peixe. Para tal dispor-se-ia de unidade automatizada de tipo compacto e funcionamento simples que possa assegurar a fabricação de produtos com as características adequadas a absorção eventual no mercado interno e colocação dos excedentes no comércio exterior de forragens de origem animal.

A instalação de novas unidades poderá revestir, entre outras, as seguintes vias constituição de empresas de economia mista, crédito externo e simples empreendimento privado, com eventual associação de capitais portugueses e estrangeiros. Energia Considerando-se fixado no tipo e na potência unitária o novo meio de produção a instalar com vista a fazer face aos acréscimos dos consumos, o programa nesta matéria circunscreve-se ao estudo das condições de satisfação das pontas do diagrama da rede pelo grupo a instalar.

Um grupo de 1500 kW a entrar em serviço em 1966 poderá satisfazer as pontas da rede até para além de 1971, mas a existência de uma reserva igual apenas a um dos grupos menores actualmente em serviço (440 kW) torna precárias as condições de segurança do abastecimento de potência aos consumidores, que assim fica dependente do grau de probabilidade de ocorrência de qualquer avaria no grupo novo, a menos que sejam instalados logo de início dois grupos de 1500 kW. E neste caso ter-se-ia definido um meio de produção que, para as hipóteses aceites de evolução da ponta, deveria ser bastante até cerca de 1973.

A conclusão anterior mostra que de um ponto de vista puramente económico, o escalão de potência de 1500 kW se apresenta ainda elevado relativamente a ponta da rede a servir, o que tem como consequência que seja muito baixa nos primeiros anos a utilização do grupo, deste modo afectando gravemente a rentabilidade do capital investido. Mas a solução serve os objectivos de um planeamento que procura promover o fomento do tem tono a que se destina, uma vez que a margem de potência relativamente elevada que apresenta permitirá satisfazer sem perigo de restrições qualquer surto rápido de consumos que eventualmente venha a verificar-se e é sempre provável em redes pequenas.

Uma outra conclusão a tirar é que a instalação de um grupo de 1500 kW em Bissau (ou de dois grupos, consoante o critério de segurança que só venha a adoptar), satisfazendo as necessidades dos consumos e pontas do diagrama até cerca de 1971, vem diferir para esta data a instalação de qualquer novo meio de produção, técnico ou hidroeléctrico. E deste modo se havia também a oportunidade de realização do aproveitamento dos rápidos do Saltinho, no rio Corubal, a menos que outras razões de natureza não energética o justifiquem ou se verifique nos próximos anos um surto imprevisto nos consumos.

Assim, apenas se consideram para inclusão no Plano Intercalar as ampliações da rede de Bissau e de povoações já electrificadas.

Em conjugação com os sectores da agricultura e das indústrias extractivas, deverão prosseguir os estudos do projecto de aproveitamento dos rápidos do Saltinho, no rio Corubal, de modo a poder iniciar-se a sua construção logo que tal seja considerado oportuno. Estudes geológicos (carta geológica) As verbas previstas destinam-se principalmente a custear trabalhos de compilação e coordenação de elementos de base existentes e a recolher alguns dados por meio de sondagens estratigráficas em ligação com as pesquisas mineiras e de água subterrânea. Estudo e aproveitamento dos meios de obtenção de água doce Na elaboração deste programa entrou-se em conta com as necessidades de água para usos domésticos, regadio e fins pecuários. Minas Os objectivos mineiros susceptíveis de despertai interesse por parte da actividade privada e merecedores de apoio do Governo, com vista ao fomento mineiro da província, são: Pesquisas das ilmemtes nas zonas da Varela e Bijagós,

b) Prospecção e pesquisa das colites ferruginosas devónicas e dos fosfatos, cujas existências foram assinaladas em diversos locais,

c) Reconhecimento dos filões de quartzo, cuja existência se conhece,

d) Reconhecimento dos sulfuretos encontrados em sondagens anteriores,

e) Exploração de bauxites já reconhecidas,

A Companhia Lusitana do Alumínio da Guiné e Angola, S A R L , pretende iniciar a exploração das minas do Boé, donde julga poder extrair minério em bruto (bauxites), num mínimo de 1 milhão de toneladas por ano.

Estão em estudo as infra-estruturas que se admite serem necessárias para tornar viável aquela exploração.