Manifesta-se, como logo de início se acentuou, um ritmo oposto entre as importações (crescente) e as exportações (decrescente),

d) A província vê diminuir os significativos saldos da balança comercial, sustentáculo principal do equilíbrio da sua balança de pagamentos.

Valores das exportações e das importações e respectivos Índices

Índices dos preços unitários das exportações e das importações As infra-estruturas físicas em S. Tomé e Príncipe são modestas, apesar do incremento registado desde o I Plano de Fomento.

A província possui um único porto, frequentado regularmente pela navegação de longo curso. Trata-se do porto de Ana Chaves, na cidade de S. Tomé, cujas obras, começadas com o I Plano de Fomento, terminaram em 1962 Possui um cais acostável de 290 m, todavia, carece ainda de obras complementares. Também com o I e II Planos de Fomento se iniciou um esforço apreciável de construção de estradas em S. Tomé. Actualmente, as duas ilhas possuem um conjunto de estradas que somam 323 km, das quais a principal é a estrada de cintura na ilha de S. Tomé. No domínio das comunicações aéreas a província possui um aeródromo na ilha de S. Tomé, uma pista no Sul desta ilha e uma outra na ilha do Príncipe. Trabalho A produtividade da população agrícola autóctone, trabalhando frequentemente de conta própria, é baixa. De um modo geral, os autóctones não têm grande inclinação pelo trabalho na agricultura. Esta quase fuga aos trabalhos agrícolas - aliás comum a muitas outras populações - traduz-se na extraordinária pressão que exercem com o fim de ingressarem na administração pública da província, dada a pequena dimensão da indústria e dos serviços privados.

Conjugando estes aspectos verifica-se uma situação quase paradoxal. Existência de desemprego entre a população activa natural das ilhas,

b) Necessidade de as empresas agrícolas recorrerem a mão-de-obra do exterior. Tanto quanto se pode saber e apreciar, a prosperidade de S. Tomé e Príncipe assentou nos seguintes factores principais: As elevadas cotações dos produtos exportados pelas ilhas, principalmente do cacau,

b) A apreciável ou óptima fertilidade das terras,

c) A facilidade de utilização de mão-de-obra do exterior.

A descrição a que se procedeu demonstra a extraordinária complexidade de aspectos interligados, sobre os quais é necessário actuar conjugadamente, pois uma acção que simplesmente vise o lado económico pode vir a mostrar-se ineficiente. Já se salientou que a taxa de mortalidade vem diminuindo nos últimos anos.

Devido à evolução do sentido das responsabilidades sociais e a uma constante maior exigência da legislação do trabalho e de assistência ao trabalhador, a actividade privada foi lentamente constituindo um conjunto sanitário privativo bastante vasto. Muitas das grandes empresas