agrícolas dispõem de hospitais e muitas outras de enfermarias e postos, que no total somam 2213 camas.

A par do conjunto de estabelecimentos privados, existe a organização sanitária oficial, que compreende um hospital central (S. Tomé), um hospital regional (Príncipe) e duas delegacias de saúde (S. Tomé e Príncipe), um centro de assistência materno-infantil (S. Tomé), um dispensário antituberculoso (S. Tomé), nove postos sanitários e duas maternidades rurais. Este conjunto oferece no total cerca de 286 camas e dispõe de um quadro de 16 médicos.

A estrutura presente dispõe de 1 leito hospitalar para 25,5 habitantes, o que constitui um índice de cobertura muito elevado.

A província dispõe de uma escola de enfermagem que funciona no hospital central Existe também o Instituto de Educação e Serviço Social, onde se ministra o curso

de monitores de família Pelo Decreto n .º 45 818, que promulgou o Regulamento Geral das Escolas Técnicas dos Serviços de Saúde e Assistência do Ultramar, foram criados vários cursos de formação básica, de especialização, de aperfeiçoamento e de actualização. Entre estes destacam-se os seguintes curso de enfermagem pública, curso de enfermagem auxiliar de saúde pública, curso de visitadora sanitária, curso de educador sanitário, curso de educador de saúde pública, curso do microscopista, curso de enfermeira-parteira puericultura e curso de auxiliar de enfermeira-parteira puericultora, etc. O ensino primário em S Tomé e Príncipe apresentou no decénio de 1958-1962 um ritmo de expansão muito apreciável O quadro abaixo dá uma ideia da evolução no decénio do número de alunos inscritos rio ensino primário (oficial e privado).

O número de escolas existentes em 1962 era de 26, o que significa 175 alunos por escola.

O número de alunos inscritos no Liceu de S Tomé passou de 43 em 1953 para 350 em 1962, o grande aumento verificou-se entre 1959 e 1960, altura em que foram criadas disciplinas de Comércio e Agricultura no 3.º e 4.º anos do liceu e se criou o 3.º ciclo.

O problema da educação é um dos mais importantes da província, pois muitos dos defeitos das estruturas económico-sociais derivam de defeitos ou deformações das estruturas mental e psicológica Por isso se entende que acções formativas do espírito dos indivíduos serão muito úteis. A criação do Instituto de Educação e Serviço Social e a constituição do curso de auxiliares de educação rural têm sido solução para se atender a determinados aspectos educativos não considerados no ensino comum. Como introdução ao esquema de desenvolvimento, é conveniente sintetizar as características fundamentais da economia de S Tomé e Príncipe, a saber. Composição heterogénea da população global europeus, naturais e imigrados, com predomínio crescente dos segundos,

b) Composição complexa do grupo populacional dos designados por naturais forros, crioulos, tongas e angolares,

c) Recente diminuição absoluta e relativa do grupo de imigrados, como consequência de uma fase de recessão da actividade agrícola, ganhando, entretanto, predominância o segmento populacional de imigrados cabo-verdianos,

d) Diminuição da mão-de-obra, em geral na agricultura, pela mesma razão,

e) Predominância da actividade agrícola sobre todas as outras,

f) Predominância das grandes empresas agrícolas sobre as restantes explorações,

g) Existência de grande número de explorações pequenas e médias na posse de naturais das ilhas,

h) Baixa produtividade das grandes empresas agrícolas e menor ainda das pequenas,

i) Relativa estabilização da produção agrícola,

j) Verificação, nos últimos anos, de uma baixa nas cotações internacionais dos produtos exportados, e consequente baixa de rendimentos da agricultura,

l) Fraca diversificação dos excedentes exportados, m) Insuficiência das infra-estruturas económicas e sociais. De entre as várias hipóteses possíveis de evolução da população, escolheu-se aquela que supõe a taxa de natalidade estável e degressiva a taxa de mortalidade, por parecer que a tendência se desenha nesse sentido. Nestes termos, a população natural da província previsível paia anos futuros seria a seguinte.

A análise previsional da população autóctone interessa na medida em que se transformar em termos de população activa. Na falta de indicação da exacta composição etária deste grupo de população, poderão aplicar-se-lhe as taxas standard, o que permite prever que a população entre 15 e 60 anos será a seguinte.