Promoção social Ensino primário A planificação contínua da actividade educativa tem de ser mantida em estreita ligação com o processo de desenvolvimento económico, de modo a tornar-se possível assegurar, no tempo e no espaço, uma concordância tão perfeita quanto possível entre a oferta e a procura no que respeita a cada tipo de capacidade profissional. Por outro lado, tem-se como indispensável a necessidade de envidar todos os esforços no sentido de manter um equilíbrio constante entre os diferentes graus de ensino (primário, médio e superior) e os diversos tipos de ensino (geral e profissional, literário, técnico e científico)

Fundamentalmente, interessará ter presente que o plano que agora se pi opõe vale sobretudo como tentativa para estabelecer um método de trabalho futuro, o qual dever sofrer as correcções aconselhadas pela experiência dos três anos que vão seguir-se.

Além disso, dadas as vantagens substanciais e a curto prazo que determina no desenvolvimento económico, a educação de adultos deverá ser objecto de um vasto e intenso esforço, orientado este mais no sentido de um desenvolvimento da aprendizagem do que no prolongamento da escolaridade

Teremos assim como objectivos a fixar para o ensino elementar básico

1 º Generalização do ensino primário num período máximo de vinte anos, Saúde No tocante a construção, consideram-se como necessárias as verbas para a instalação de duas subdelegadas de saúde, uma nas Neves e outra em S. João dos Angolares, medida que permitirá descongestionar a cidade de S. Tomé, onde actualmente vive a totalidade dos médicos da província

No capítulo da saúde haverá que intensificar os esforços no sentido da erradicação da malária

Os estudos para tal campanha foram realizados pela Missão das Endemias

Igualmente se prevê a melhoria do apetrechamento e a ampliação das instalações existentes.

Investimentos programados para a província de S. Toma e Príncipe pai a o período de 1965-1967. Resumo por sectores