O sector industrial, ainda pouco desenvolvido, embora em franco progresso, concentra-se na produção de bens de consumo local ou na intervenção no processo de valorização de produtos locais para exportação. As actividades piscatórias atingiram bastante desenvolvimento, ainda que segundo processos técnico-económicos deficientes. Â produção destina-se em parte ao mercado local, sendo, porém, a exportação o seu principal destino

11. A estrutura bancária compreende por ora o banco emissor da província, um banco comercial, uma delegação do Banco de Fomento Nacional e duas caixas de crédito, uma especializada em crédito agro - pecuário, a Caixa de Crédito Agro Pecuário, e outra fazendo principalmente crédito imobiliário, a Caixa Económica Postal Não dispondo de rendimentos vultosos provenientes da prestação de serviços, nem de avultadas remessas de emigrantes ou de apreciáveis receitas de turismo, está a economia de Angola dependente, para satisfação das suas necessidades em equipamento e em alguns produtos de que carece para satisfazer as suas necessidades, do produto das suas exportações.

A análise destas revela um elevado grau de concentração o Índico de concentração é de 0,8 e exerce-se sobre três ou quatro produtos primários. Este facto, quando considerado em face das características flutuações das cotações internacionais dos produtos primários, mostra como é vulnerável a economia de Angola e, em particular, a sua capacidade de importar, de que depende, afinal, a de adquirir equipamento.

Outra realidade que importa não esquecer, quando se procura definir os traços fundamentais da economia angolana, consiste na combinação de uma nítida tendência para um crescimento constante, ainda que a ritmo variável, das importações, crescimento este autónomo das variações da capacidade de importar, como se pode verificar do confronto entre as séries representativas das capacidades de importar e das importações efectivas, sendo ainda de contar com algumas transferências dos rendimentos do trabalho e de lúcios De tal combinação resultam inevitáveis pressões cambiais, cuja causa não poderá ser combatida agindo apenas sobre os aspectos sintomáticos dos problemas.

Estamos, pois, perante uma economia vulnerável às autuações das cotações internacionais de produtos primários que constituem a sua exportação, flutuações estas que se repercutem fortemente nos movimentos de baixa, em virtude da falta de mecanismos de compensação e da tendência da rede comei ciai de transferir as descidas de preços para os produtores Já no caso de altas de preços a repercussão é menos sensível e rápida, em virtude da viscosidade do sistema comei ciai e da baixa elasticidade preço/produção que s e observa Quanto a educação, a evolução no período do 1958-1962 foi muito favorável, em particular a partir de 1958-1950 Em 1962, havia 122 077 alunos do ensino primai 10 oficial, incluindo o ensino de adaptação.

Atendendo a necessidade de prosseguir nas nossas províncias ultramarinas os programas de desenvolvimento.

comunitário, foram esses programas considerados na nova orgânica do ensino primário 10 (Decreto-Lei n º 45 908, que promulgou a reforma do ensino primário elementar a ministrar nas províncias ultramarinas), esperando-se que possam vir a ser apreciáveis meios para promover tal transformação.

Os resultados satisfatórios do curso de auxiliares de educação rui ai parecem confirmar a utilidade de uma acção educativa de base. Saúde e assistência No que respeita ao sector da saúde, a cobertura sanitária e hospitalar oficial era a seguinte em 1962

Cobertura sanitária e hospitalar

Há ainda que ter em conta a comparticipação muito importante das missões e das empresas privadas no do-