estruturação de um órgão de acção dotado dos meios necessários para poder vir a desempenhar as suas funções com a rapidez e eficiência que se pretende Por agora bastará sublinhar a preocupação do Governo de estimular e apoiar as condições para a efectivação dos empreendimentos industriais para que já existem iniciativas privadas e também para o lançamento dos empreendimentos que de futuro se apresentem com viabilidade e interesse para a economia de Angola
Além das medidas legislativas de âmbito nacional em vias de promulgação, estão em estudo as medidas legislativas a serem adoptadas na província tendentes a
1 º Simplificação e aceleração do processo de apreciação de pedidos e de concessão de autorização para a instalação das indústrias sujeitas ao condicionamento segundo a legislação provincial,
2 º Facilidades para a criação de domínios industrias, com participação das autarquias locais, e para a expropriação por entidades públicas de terrenos p ara a instalação destes domínios, e
3 º Adopção do regime de trabalho que, respeitando os direitos do trabalhador e os objectivos de ordem social, permitam, quanto possível, a mais intensa utilização do equipamento e instalações industriais.
A dotação consignada no Plano Intercalar destina-se, além dos encargos já referidos, a custear a execução do plano rodoviário aprovado
Nos caminhos de ferro de Luanda e Moçâmedes consideram-se estudo e construção de variantes, renovação da via, balastragem, construção de edifícios e dependências, aquisição de equipamento e material circulante e de tracção
A exploração das minas existentes nas zonas de influência destas linhas férreas também exige a construção de ramais (Oci-Cassiuga) e aquisição de material circulante especial
Todavia, três únicos portos não fazem uma cobertura eficiente de uma costa com mais de 1600 km e torna-se por isso imprescindível definir, ao longo dela, subpólos portuários que actuem como centros de desenvolvimento distrital.
Assim, entendeu-se que a planificação portuária se devia orientar no seguinte sentido.
Considerar Luanda, Lobito e Moçâmedes, com as suas obras acostáveis pela navegação de longo curso e o seu vasto hinterland, como os portos principais da província,
Definir, de entre os restantes portos, os portos secundários, onde se construirão, se economicamente recomendável, também obras acostáveis pelo longo curso e que funcionarão como pólos de desenvolvimento regional,
Manter os restantes portos ao nível de portos secundários, preparando-os somente para a navegação de cabotagem e onde o longo curso não parará e cujo actual movimento de exportação e importação será canalizado, por transporte terrestre ou cabotagem, para os portos principais ou secundários mais próximos
No ponto de Luanda prevê-se a conclusão da empreitada da construção dos 410 m do cais em curso, bem como a execução integral dos respectivos aterros e o início da construção das obras do porto mineiro de S. Pedro da Barra
No programa de realizações prevê-se ainda a execução do ramal ferroviário que servirá o porto mineiro e aquisição de equipamento mecânico-
Considera-se também o estudo do porto de pesca e instalação petroleiras e possivelmente o começo das respectivas obras.
Para o porto do Lobito encara-se especialmente o trabalho de defesa da restinga e a execução de dragagens para aterro dos mangais.
No porto de Moçâmedes prevê-se o complemento das instalações acostáveis existentes.
Nos portos secundai los prosseguirão os trabalhos de aproveitamento e valorização das instalações para servirem convenientemente a navegação de cabotagem
Considera-se também que para a solução do problema de cabotagem se devem adquirir embarcações, prevendo-se neste Plano Intercalar a compra de batelões
A necessidade da construção de um plano inclinado leva a considerar também esse encargo no triénio.
Finalmente, para melhoria da balizagem ao longo da costa e construção de sete novos faróis foi incluída no programa a necessária importância
À conclusão, de acordo com os respectivos planos directores, dos trabalhos de adaptação dos aeroportos de Luanda e Nova Lisboa - classificados na rede nacional - ao tráfego regular e alternante dos 4 reactores de longo curso,
O completamento dos aeródromos da rede interna para o serviço dos aviões adoptados, equipamento adequado às suas funções.
Na rede interna consideram-se nos aeródromos os trabalhos de melhoramentos em superfícies operacionais, energia e sinalização luminosa e apetrechamento geral.