A concentração das exportações num reduzido número de produtos primários (sete produtos apenas representam cerca de 80 por cento do total das exportações) traduz-se em vulnerabilidade da economia moçambicana às variações das cotações internacionais, podendo vir a provocar a curto prazo flutuações sensíveis na actividade económica interna. Por outro lado, as necessidades de bens da produção são quase inteiramente preenchidas através da importação, o que, aliado à forte dependência que também se verifica em relação aos bens de consumo, origina um déficit persistente da balança comercial.

A concentração geográfica num número reduzido de mercados compradores (abstraindo mesmo da exportação para a área do escudo) acentua o carácter de dependência externa da economia da província De facto, cerca de dez países têm absorvido frequentemente mais de metade das exportações.

Num plano mais geral deve acentuar-se a dependência em que se encontra a instalação de novas actividades produtivas, bem como o desenvolvimento das existentes, de mercados externos aptos a absorver os produtos laborados, visto não haver, para numerosos sectores industriais, possibilidades de escoamento suficiente para o mercado interno, dada a sua reduzida dimensão. Assim, o fomento das exportações, que é indispensável para a aquisição dos bens de capital a importar do exterior, tal como dos bens de consumo não fabricados no território, revela-se muito marcadamente como uma condição necessária para o florescimento de novas actividades produtivas. Encontram-se em funcionamento mais de 3000 escolas oficiais do ensino primário, dispersas por toda a província, como mostra o quadro seguinte:

Atendendo à necessidade de prosseguir nas nossas províncias ultramarinas os programas de desenvolvimento comunitário, foram esses programas considerados na nova orgânica do ensino primário (Decreto-Lei n º 45 908, que promulgou a reforma do ensino primário elementar a ministrar nas províncias ultramarinas), esperando-se que possam vir a ser apreciáveis meios para promover tal transformação.

Os resultados satisfatórios do curso de auxiliares de educação rural parecem confirmar a utilidade de uma acção educativa de base.

O mapa que se segue demonstra a vertiginosa ascensão da população escolar nas escolas de ensino técnico profissional e o alargamento sucessivo do quadro docente para suprir as necessidades desse afluxo. Tal quadro é bem elucidativo do interesse da população moçambicana pelo ensino de que se está tratando.

Bastará dizer que, além dos professores dos quadros, se chamaram no ano lectivo de 1961-1962 89 professores e mestres eventuais, e no ano lectivo de 1962-1963, para as 13 escolas existentes além, dos 308 do quadro, houve necessidade de recrutar eventualmente 126 professores e 24 mestres auxiliares de ensino para as escolas técnicas da província.

O surto verificado no ensino liceal durante os últimos anos é igualmente considerável e manifesta bem o interesse posto pelo Governo no seu desenvolvimento.