Em Moçambique, o Instituto de Educação e Serviço Social entrou em funcionamento no ano lectivo de 1962-1963. Pelo Decreto n.º 45 818, que promulgou o Regulamento Geral das Escolas Técnicas dos Serviços de Saúde e Assistência do Ultramar, foram criados vários cursos de formação básica, de especialização de aperfeiçoamento e de actualização. Entre estes destacam-se os seguintes curso de enfermagem pública, curso de enfermagem auxiliar de saúde pública, curso de visitadora sanitária, curso de educador sanitário, curso de educador de saúde pública, curso de microscopista, curso de enfermeira-parteira puericultura e curso de auxiliar de enfermeira-parteira puericultura, etc.

Funcionam regularmente os cursos de ajudantes de radiologia e de radioterapistas.

Nos centros de saúde dá-se primordial importância à luta contra tis doenças transmissíveis, a educação sanitária e aos programas de promoção de saúde materno-infantil.

A acção destes centros tem sido bem aceite por toda a população e as mães e as crianças que os frequentam são cada vez em maior número.

Em todas as formações sanitárias se prestam cuidados materno-infantis, embora nos diferentes dispensários e postos estes cuidados sejam mais individualizados. Em 1962 f01 dm prestados cuidados materno-infantis era 76 dispensários e em 76 postos, e nas 187 maternidades são prestados todos os devidos cuidados às mães e à criança. Esboçadas as características mais relevantes da economia de Moçambique, importa definir os objectivos específicos a que deve visar o Plano Intercalar de Fomento para o triénio de 1965-1967.

Para tanto, e já que a meta global consiste numa aceleração do ritmo de descimento económico, de modo a permitir a redução do actual desnível relativamente a ou trás parcelas do território português, parece essencial identificar os sectores com maiores possibilidades de rápidos incrementos do produto.

Na impossibilidade de estabelecer agora um sistema de contas globais para os últimos anos, procurou-se definir em termos genéricos as tendências da evolução do produto de cada um dos sectores, partindo da observação da conduta de amostras constituídas pelos produtos mais importantes.

Resumem-se a seguir as conclusões tiradas do exame dessas séries: a) Agricultura tradicional - Observa-se através da evolução de amostra constituída que este tipo de agricultura teve um crescimento acelerado até 1959 seguido de um abrandamento da sua expansão. Agricultura evoluída - A produção aumentou, em média, 6 por cento, - anualmente, quer em valores, quer em volume, sendo este aumento devido em grande parte ao açúcar. Pecuária - Os efectivos pecuários cresceram 5 por cento (média anual). Minas O aumento do valor da produção foi de cerca do 41 000 contos, ou seja a média anual de 15 por cento. Energia A produção de energia eléctrica sofreu grande incremento nos últimos anos, sendo o aumento anual na produção de carvão de aproximadamente 5 por cento. A evolução tem-se caracterizado neste sector por tendências dinâmicas, ainda que variando consideravelmente de sector para sector.

Entre as indústrias em ritmo de crescimento mais acentuado incluem-se as indústrias dos cimentos, da refinação de petróleos, da moagem, do chá, das massas alimentícias, da cerveja, do tabaco e da transformação dos metais.

No caso de Moçambique os esforços a realizar no domínio do desenvolvimento terão de assentar sobretudo nas duas zonas de Lourenço Marques e Beira sem que tal signifique a exclusão da legião norte da província. Conhecimento cientifico do território e dos populações, investigação científica e estudos de base. Conhecimento científico do território A cobertura fotográfica em escala conveniente é, sem necessidade de qualquer argumento adicional, de absoluta e imprescindível utilidade.

A província dispõe de uma carta à escala 1/250 000, desactualizada e manifestamente insuficiente para a solução de múltiplos problemas.

Nas bacias do Zambeze e do Fungue foram já elaboradas cerca de 350 cartas à escala 1/50 000, a cuja publicação, com carácter definitivo, se urge proceder, de modo a ser acessível a sua utilização.

A cobertura fotográfica já realizada permitirá restituir grande número de folhas, nas legiões de maior interesse administrativo, político e económico, e promover também a sua publicação, juntamente com outras cuja restituição tem vindo a ser executada de há longa data Com a cobertura fotográfica existente, com o trabalho da restituição já concluído e outro a efectuar, poder-se-ão publicar 620 folhas à escala 1/250 000, o que significa mais de metade da área da província, ou sejam cerca de 475 000 km2. Carecer-se-ia, adicionalmente, de 580 folhas, correspondentes a uma área de 450 000 km2, cuja cobertura fotográfica aérea é necessário que seja prevista desde já.

A cobertura fotográfica em falta, além da sua utilização para a cartografia, é indispensável para o apoio dos trabalhos de geologia e prospecção mineira programados no Norte da província, sem a qual se não poderão atingir satisfatoriamente, os fins em vista. Hidrologia Torna-se aconselhável a divulgação de dados estatísticos da hidrologia necessários para a consulta de estudos de base de projectos de engenharia.

E indicada esta rubrica para a aconselhável divulgação destes dados de base

Por outro lado, há que colher elementos hidrológicos ao longo do território, para o que se carece do pessoal indispensável e de meios que permitam a sua mobilidade.