Meteorologia O programa inclui o alargamento da rede de observações para fins climatológicos e a melhoria de 11 das 23 estações meteorológicas de 2.ª classe consideradas em plano geral, obedecendo a execução dos «projectos-tipo» económicos, mas suficientemente eficientes.

O programa inclui, ainda, a melhoria dos meios de telecomunicações e algumas estações meteorológicas, sem os quais os resultados das observações não chegarão a tempo de serem aproveitados na previsão do tempo e na assistência à navegação aérea civil e militar. Neste sector apenas se incluem trabalhos de investigação tecnológica a realizar durante o triénio de 1965-1967.

No sector agro-pecuário inclui-se verba também para trabalhos de investigação científica. Incluem-se aqui os seguintes aspectos: Documentação estatística,

b) Estudo económico de base,

d) Contabilidade económica;

e) Documentação técnico-económica. Agricultura, silvicultura e pecuária Toda a estrutura agrária repousa na investigação científica, que, ao longo de apreciável número de anos, vem sendo orientada no sentido de obter os elementos indispensáveis a satisfação do desiderato acima expresso.

Contudo, dadas as necessidades cada vez maiores da província em matéria de conhecimento agronómico, silvícola, piscícola e veterinário, pensa-se ser chegada a altura de consolidar e ampliar os conhecimentos já existentes, de forma a que de futuro as diferentes actividades agrárias possam ser desenvolvidas de uma forma mais harmónica e mais consentânea com o fomento deste território. As realizações previstos têm por objectivo a criação das condições necessárias para que o estudo dos solos nos seus aspectos fundamentais possa ser efectuado simultaneamente em várias regiões da província.

Conseguida que foi no II Plano de Fomento a realização de estudos de base e o conhecimento e a distribuição das pastagens da província, torna-se necessário dar continuidade a estes estudos, sem o que se desperdiçará todo o trabalho realizado.

Esta continuação deve fazer-se num campo de realizações práticas, com estudos, ensaios e trabalhos tendentes a definir a utilização dos tipos e subtipos de pastagens já conhecidos. Para este efeito já foram criados meios e iniciados alguns esquemas neste sentido, buscando-se, sobretudo, soluções para o importantíssimo problema da carência alimentar na época seca. Investigação agrícola e pecuária Para complemento e maior eficiência a dar ao arrolamento das espécies domésticas e ao início do das espécies selvagens, carece-se de apoio em pessoal e material.

Dentro dos pólos de desenvolvimento considerados para o Plano Intercalar, torna-se da maior conveniência o estabelecimento das seguintes estações experimentais, para servirem de apoio aos esquemas de desenvolvimento respectivo.

Estação da cultura do caju, em Nacala,

Estação da cultura do coqueiro, em Quelimane,

Estação da cultura do chá, no Gurué,

Estação das culturas da cana sacarina e da banana, na Maníaca

Conclusão e apetrechamento do Laboratório Central de Patologia Veterinária, tal como previa o II Plano de Fomento.

Impõe-se a construção em pavilhões anexos aos serviços laboratoriais -Laboratório Central de Patologia Veterinária- de instalações para um centro de inseminação artificial.

É indispensável a montagem de um posto avícola para desenvolver o fomento avícola, partindo da experiência fundamentada, convindo que seja junto do Laboratório Central de Patologia Veterinária para seu complemento e maior eficiência deste.

Os trabalhos de investigação e experimentação em curso, ou que venham a efectuar-se, carecem de apoio laboratorial, essencialmente as secções de genética, nutrição e climatologia. É igualmente necessário concluir a instalação de pessoal técnico auxiliar na Estação Zootécnica Central e demais estabelecimentos zootécnicos e de fomento pecuário.

Com o objectivo de erradicar a tuberculose dos gados em Moçambique, torna-se necessário.

Prosseguir no saneamento dos gados de Manica e Chimoio, nomeadamente no que respeita aos animais dos criadores autóctones.

Iniciar igual campanha nas regiões do Maputo e Manhiça, zonas de maior incidência desta zoonose ao sul do rio Save.

A brucelose, principalmente a dos bovinos, tende a alastrar por toda a província, não sendo possível combatê-la em escala adequada com as verbas orçamentais, o que representa um grave prejuízo para a economia pecuária Há, pois, que prever um dispêndio adequado para esse efeito.

E o fundamental apoio da sanidade, essencialmente no campo da profilaxia. Computam-se em 50 as unidades - tanques carracicidas - a construir nos próximos anos por toda a província, além das que faltam construir (52) pelas verbas do II Plano de Fomento.

Por outro lado, há que prever a reparação e conservação de cerca de 200 tanques, já em funcionamento.

O desenvolvimento agrícola da província tem de ser apoiado em maquinaria apropriada para poder ser eficiente. Enquanto a agricultura tradicional ou de pequenas parcelas pode ser efectuada com alfaias rudimentares de tracção animal, a de extensões maiores necessita do apoio de máquinas de tracção mecânica, muitas vezes de custo incompatível com as disponibilidades financeiras de quem pretende iniciar-se como agricultor.

Tornando-se indispensável o estabelecimento de parques de máquinas nos esquemas de povoamento que adiante se apresentam, não se julga necessário referi-los agora. Em estimativas muito grosseiras, calcula-se que o capital fixo do sector da pesca seja de 27 000 contos, designadamente utilizado em embarcações.