A estimativa das implicações, da concretização de tais projectos, embora grosseira, poderá servir de base a ulteriores estudos que permitam fundamentar uma política de desenvolvimento industrial a levar a termo nos anos futuros.
Os projectos elaborados na província resultaram de um estudo a curto prazo das possibilidades de desenvolvimento industrial e visam sobretudo a substituição de importações.
Verifica-se que- a maior parte das indústrias instaladas ou a instalar laborará principalmente matérias-primas locais- o maior numero destas indústrias destina a sua produção ao mercado interno, enquanto as de maior dimensão procuram competir no mercado externo.
As produções das indústrias que utilizam matérias-primas importadas destinam-se, geralmente, a substituir as importações.
É muito provável, no entanto, que a situação, em 1967, exceda as previsões baseadas nos elementos fornecidos pela Direcção dos Serviços de Economia de Moçambique e em alguns dos projectos elaborados pela Comissão de Estudo de Planos de Fomento, em colaboração com empresa especializada estrangeira.
Todas as medidas visando a simplificação dos processos para a concessão de autorização para instalação ou ampliação de industrias, a melhoria de rede de crédito industrial, a intensificação de incentivos de natureza fiscal, o auxilio às pequenas e médias empresas, conjugado com a elaboração de programas de desenvolvimento regional, bem como a investigação e o apoio técnico, revestem particular importância.
A criação de uma sociedade de financiamento do desenvolvimento, presentemente em estudo, bem como a criação de zonas industriais com a participação das autarquias locais, pode constituir meio eficiente para pôr em prática algumas das medidas de política industrial referidas.
Recomendam-se para o triénio de 1965-1967 os estudos das estradas seguintes, para execução dos trabalhos, em parte ou no seu todo, no período de 1968-1972.
Mueda-Mocímboa da Praia.
Vila Cabral-Mutorro.
Metangula-Nampula.
Chitungo-Milange.
Tete-Furancungo-Vila Coutinho.
Chinde-Quelimane.
Vila Paiva de Andrade-Vila Fontes-Nicoadala.
Catembe-Salamanga-Ponta de Ouro.
Estes são os empreendimentos rodoviários incluídos no Plano Intercalar para 1965-1967. Todos eles se interligam no conjunto primário rodoviário, que num futuro mais ou menos próximo ligará o vale do Maputo a Quionga e a Vila Gamito. Deu-se neste conjunto prioridade aos lanços de maior importância económica para a província.
II) Assegurar, tanto quanto possível, que os investimentos tenham a necessária rentabilidade,
III) Atender à urgência de que alguns empreendimentos se revestem,
IV) Estudos e projectos de execução das ligações ferroviárias consideradas de interesse para a província, facto que terá grande importância para o prosseguimento e arranque dos planos do fomento que se seguirem.
Por sua natureza e montante, prevê-se desde já, para alguns dos empreendimentos indicados, que o prazo de execução respectivo se estenda para além dos três anos por ora considerados. Os investimentos correspondentes seriam incluídos, portanto, no III Plano de Fomento.
1) Caminhos do ferro do Moçambique.
Prolongamento Catur-Vila Cabral.
Aquisição de seis automotoras.
Ligação dos caminhos de ferro de Moçambique-Malawi.
3) Transzambesa-Railways - Existe um programa de melhoramentos estabelecido pela actual administração, sobre o qual se baseou a estimativa apresentada.
4) Caminho de ferro do Lourenço Marques.
Renovação do material de via da linha do Limpopo Armazéns, escritórios e estação de gare de mercadorias.