Aquisição de oito locomotivas Diesel eléctricas.

Aquisição de cinco automotoras.

Ligação das redes de Inhambane e Gaza a Lourenço Marques.

Ligação da rede de Lourenço Marques à da Beira - existe já o estudo e projecto desta ligação para os primeiros 162 km Daí em diante há apenas um reconhecimento. lanha de Goba - Melhoramentos Em matéria de estudos e projectos a realizar com vista à ampliação e melhoramento dos portos, considerou-se como essenciais.

1) Porto de Lourenço Marques. - Terminal de Catembe, das comunicações entre as duas margens do estuário, dragagens no porto interior, cais para atracação de navios, doca para pequenas embarcações na margem esquerda do estuário, dragagens no porto das barras do estuário e da baía e nos canais exteriores, doca de pesca e suas instalações, obras de regularização marginal e calibragem do estuário, estudos referentes ao plano geral do porto e seu ensaio em modelo reduzido, docas secas e estaleiros navais, silos para cereais.

2) Porto da Beira - Cais de pesca e do tráfego local, na margem esquerda do Chiveve, dragagens no porto interior e trabalhos complementares, dragagens nos canais exteriores e nos trabalhos complementares, obras de regularização marginal, de protecção e de calibragem do estuário, estudos referentes ao plano geral do porto e ao ensaio em modelo reduzido, obras marítimas exteriores de protecção e calibragem do estuário e obras marítimas de defesa da costa da cidade da Beira.

3) Porto de Nacala - Plano inclinado para reparação de pequenas embarcações do tráfego dos pequenos portos e pequenas embarcações oficiais

4) Porto do Zambeze - Obras marítimas interiores, estudos, planificação geral e ensaios em modelo reduzido.

Em matéria de empreendimentos a realizar consideram-se no porto de Lourenço Marques: prolongamento do cais Gorjão, consolidação do cais das Carvoeiras, do cãs para a pesca e para pequenas embarcações, instalações para reparação e construção naval, dragagens o obras de regularização marginal e de calibragem do estuário.

No porto da Beira prolongamento do cais n.º l e reconstrução dos cais existentes, conclusão da doca seca e nos cais n.º 9 e 10 obras acostáveis e equipamento.

Serão também adquiridos trás rebocadores para o cais de minério da Matola e outras em barcações. Apresentam-se, escalonados segundo as buas prioridades, os empreendimentos a executar no período de 1965-1967.

Aeródromos de Quelimane, Vilânculos, Inhambane e Porto Amélia

Melhoramentos das superfícies operacionais e de movimento.

Zona de edificações.

Abastecimento de energia.

Equipamento.

Aeroporto de Nampula e aeródromo de Vila Cabral.

Zona de edificações e equipamento.

Energia e sinalização luminosa.

Equipamento. Tem-se em vista a satisfação das necessidades mais urgentes e a continuação do programa de telecomunicações que a província, desde há anos, vem executando, de acordo com a lista que seguidamente se apresenta.

Ligações interurbanas, zonais e regionais, compreendendo.

Reconstruções e ampliações;

Grandes reparações,

Equipamento de altas frequências.

Centrais e redes telefónicas urbanas automáticas em localidades importantes e outros centros de grupos de redes, Turismo Não há dúvida de que a província de Moçambique tem condições naturais excelentes que permitem a expansão do seu actual turismo de forma a torná-lo uma indústria capaz de proporcionar substanciais receitas, em moeda estrangeira e local.

O fomento desta actividade deverá ser orientado por uma acção directa através do Centro de Informação e Turismo e indirectamente através de actividades e realizações dependentes de outros serviços e sectores.