O nível cultural da população ó bastante elevado, estando escolarizada praticamente toda a população escolarizável. As escolas são em parte de iniciativa privada. Estrutura económica A economia de Macau baseia-se essencialmente nas actividades comerciais, na pesca e na indústria transformadora, em fase de expansão, não tendo significado as actividades de natureza agrícola ou pecuária. O turismo, de prometedoras potencialidades, atinge já papel de relevo na vida económica da província. O comércio de Macau efectua-se principalmente com as outras parcelas do território nacional, com Hong-Kong e com a China.

A evolução verificada nos últimos anos provocou certas modificações na estrutura geográfica do comércio de Macau, alargando-se o papel ocupado pelas exportações para as restantes parcelas do território nacional. A pesca efectuada nas águas próximas está relativamente desenvolvida, destinando-se o seu produto ao abastecimento local e à exportação para Hong-Kong. A indústria transformadora, que durante muito tempo se limitara a produção de fogos de artifício, de fósforos e poucos mais produtos para a exportação, viu-se impulsionada pelo estabelecimento em 1957 do regime de livre circulação de mercadorias entre as diversas províncias ultramarinas e pela promulgação do Decreto-Lei n.º 44 016, que instituiu o esquema da Integração Económica Nacional. Outro factor de alguma importância já para a economia de Macau, mas com enorme importância potencial, é o turismo. O movimento de turistas caracteriza-se por uma evolução nitidamente dinâmica, como pode concluir-se do exame dos dados apresentados no quadro que se segue.

Movimento de turistas O comércio bancário e as funções creditícias são asseguradas pelo banco emissor. A iniciativa privada constitui o factor determinante da economia de Macau, por isso deverá ser estimulada e aliciada, tendo em vista as condições sócio-económicas locais. Evolução do produto interno bruto, das despesas e do rendimento Segundo as primeiras estimativas elaboradas para o produto interno bruto da província, ter-se-ia verificado uma relativamente moderada tendência ascendente entre 1953 e 1958 Para este bom resultado contribuíram, de uma maneira espectacular, as «Indústrias manufactureiras», que, depois de uma recessão entre 1956 e 1958, iniciaram em 1959 uma vigorosa recuperação, ao que é de supor resultante de uma boa adaptação às novas condições favoráveis criadas à exportação de Macau com a promulgação da legislação tendente & integração económica nacional. Nas componentes do produto provincial bruto, a «Despesa de consumo das famílias», de acordo com as referidas estimativas provisórias, mostrou uma tendência francamente crescente Analisando a importância relativa das componentes de tal «Despesa», encontra-se como dominante a aquisição de «Géneros alimentícios», que atinge uma média de cerca de 54 por cento do total daquela mesma despesa Das outras componentes, as duas que nos últimos anos mostram um maior desenvolvimento são as despesas com a aquisição de «Artigos de vestuário e outros objectos de uso pessoal» e com «Distracções e divertimentos», estas últimas, aliás, com uma grande expressão no conjunto ao longo de todo o decénio em análise, a atestar o bom nível económico da população da província. Reflectindo o comportamento assinalado do produto interno bruto, o «Rendimento provincial» de Macau teria aumentado moderadamente entre 1953 e 1958, com uma ligeira diminuição em 1956, devido a uma baixa generalizada das suas componentes, com especial relevância nas «Remunerações do trabalho», que, pelo seu volume, influenciaram decisivamente o movimento. O mesmo «Rendimento» demonstrou um surto rápido no período compreendido entre 1959 e 1962, sendo este último ano aquele em que a taxa de crescimento foi a maior do decénio em análise. Para este surto terão contribuído de uma maneira geral todas as componentes e paia o alto valor da taxa de descimento de 1962 concorreram, muito particularmente e por ordem decrescente de importância, as «Remunerações do trabalho», o «Rendimento das empresas não constituídas em sociedades», os «Rendimentos da propriedade» e o «Rendimento do Estado proveniente do seu domínio privado e empresas».

A evolução apontada mostra que a situação económica da população de Macau vem melhorando ininterrupta e seguramente numa tendência francamente animadora. Ensino primário O ensino primário é ministrado por escolas oficiais, missionárias, particulares e das unidades militares e a sua evolução desde 1955 pode esquematizar-se assim, no seu conjunto.