Com vista à efectivação destes objectivos pareceu lógico tomar como ponto de partida o esquema de investimentos resultantes do estudo sectorial levado a efeito pelo Governo da província e completado por estudos subsequentes. Este esquema é, em síntese, o seguinte: Conhecimento científico do território e das populações, Investigação científica e estudos de base Conhecimento científico do território O levantamento hidrográfico da província é absolutamente indispensável, visto que se tem apenas efectuado reconhecimentos hidrográficos e as condições têm variado muito.

2 Meteorologia Torna-se necessário adquirir aparelhagem meteorológica, completar as instalações já iniciadas e beneficiar outras, incluindo no âmbito dos trabalhos a realizar a construção e montagem da estação ronosférica e a manutenção do material. As necessidades de apoio técnico as obras em curso recomendam a instalação, de um pequeno laboratório de ensaios de materiais, que deverá ter o apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. De harmonia com o plano estabelecido para as actividades estatísticas durante o triénio de 1965-1967, deverá proceder-se à regulamentação dos serviços, à revisão e ajustamento das estatísticas actualmente elaboradas do aperfeiçoamento das estatísticas do movimento demográfico, à reorganização das estatísticas da mão-de-obra dos salários e dos investimentos.

Torna-se indispensável para efeitos de planeamento económico e social e para orientação geral da Administração dispor de elementos válidos de estudo sobre os problemas demográficos da província, nomeadamente no que se refere aos aspectos respeitantes à sua estrutura e às tendências evolutivas.

Os trabalhos a realizar no campo da contabilidade nacional estão a cargo da Missão de Estudo do Rendimento Nacional do Ultramar e não envolverão durante o triénio dispêndios adicionais para a província. Na reorganização dos serviços de estatística será, no entanto, considerada a necessidade de a responsabilidade por este sector vir a ser progressivamente transferida para os serviços provinciais de estatística. Agricultura, silvicultura e pecuária Não se espera que até ao fim do II Plano de Fomento seja possível dar-se cabal cumprimento aos empreendimentos previstos neste sector.

Por isso se deverá incluir no programa da investimentos a realização dos empreendimentos em curso, a saber: Investigação agro-pecuária

Investigação agrícola básica, incluindo o estabelecimento de um posto experimental agro-pecuário, defesa sanitária das plantas e dos animais. Serviços de extensão agrícola e agricultura tradicional Desenvolvimento da cultura de frutas, hortaliças e pastagens, avicultura, suinicultura e gado leiteiro. Desenvolvimento de matas, parques e jardins para fins de turismo e de pesca desportiva. Esquemas de regadio e povoamento: Resgate de terrenos ao mar, incluindo drenagem e enxugo, construção de barragens e redes de rega e correcção físico-química dos terrenos a recuperar. Energia Entre as realizações a considerar neste sector figuram a ampliação da central de Macau, a instalação de novos cabos subterrâneos ligando a central a postos de transformação e melhorias na electrificação das ilhas de Taipa e Coloane. Industria transformadora O processo modificativo iniciado em 1957 por virtude da publicação do Decreto-Lei n.º 41 026 e mais tarde continuado por efeito da promulgação do Decreto-Lei n.º 44 016, que instituiu as disposições relativas à integração económica nacional, provocou uma rotação no sector industrial da província as chamadas indústrias tradicionais, fortemente dominantes em 1955, não representavam em 1962 mais do que 19 por cento do número das empresas em actividade, 18 por cento do valor da produção e 36 por cento do volume de mão-de-obra utilizada.

A posição dominante pertence agora a indústrias novas, bem dimensionadas, utilizando modernos processos de