vê-se a conclusão das três unidades iniciadas esta ano, a instalação completa de cinco e o inicio de outra com o fim de se atingir o programa final de 30 000 t de armazenagem para pequenos produtores, ou seja 20 por cento da produção destinada para a indústria. A capacidade de secagem será elevada para 32 000 t (30 dias). Trigo, centeio e milho. - Não está prevista qualquer construção de vulto pela Federação Nacional dos Produtores de Trigo, cuja rede de instalações próprias é constituída por 504 unidades, com a capacidade total de 346 000 t. A notar que neste efectivo constam oito silos, com a capacidade de 76 000 t, das quais 42 000 t pertencem ao Silo Portuário de Lisboa, construído no período do II Plano de Fomento, e que veio dar ao País um elemento de trabalho que pela sua capacidade e equipamento tem demonstrado uma eficiência a que recorrem, na medida das possibilidades, diversas actividades privadas, tendo-se dotado, assim, o apoio à produção, ao abastecimento do País e o porto de Lisboa com uma unidade de larga projecção. Uma referência, pelo seu especial equipamento, às instalações destinadas à secagem de cereais, como são as de Lisboa. Caldas da Rainha, Viana do Castelo e Tavira.
As autoridades da ilha da Madeira revelam, de há muito, o maior interesse em disporem de um silo para cereais que assegure a regularidade do abastecimento do seu território, que é quase integralmente abastecido pelas importações do estrangeiro e mesmo do continente (estas oneradas pelo maior encargo nos transportes).
O relatório do Grupo de Trabalho n.º 1 define este problema nos seguintes termos:
b) No plano das preocupações da defesa nacional quanto ao abastecimento, são praticamente nulas as possibilidades do arquipélago relativamente à constituição de reservas;
c) As condições de descarga no porto do Funchal são, quanto à forma, simplesmente lastimosas.
Deste modo, entende-se urgente levar por diante a construção da unidade prevista em 1947 e de que há um estudo executado em 1958, que, naturalmente, deverá ser revisto. Trata-se de um silo misto de conservação e desembaraço portuário, com capacidade para 10 000 t e cujo custo se estima em 14 000 contos.
A secção compreende as preocupações que o problema levanta e manifesta o seu interesse no sentido de se encontrarem as soluções técnicas e de financiamento para a sua realização.
O alargamento do seu âmbito de acção a novas modalidades, que os diplomas recentes lhe imprimiram, transformou-o mais em «Fundo de Fomento Agrícola» do que a nomenclatura actual pode deixar admitir.
A secção faz votos para que estes fundos possam ser o mais ampliados possível, abrangendo o maior número de regiões, modalidades e lavradores, especialmente os menos dotados economicamente, e que a sua concessão e aplicação sejam motivo de cauteloso estudo para se atingir o máximo dos objectivos em vista.
O quadro que segue é extremamente elucidativo quanto aos benefícios que a lei possibilitou: