tempo necessário para concluir os necessários estudos e projectos, pelo que o Plano prevê a verba de 9000 contos para trabalhos de melhoramento nos aeroportos de S. Tomé e do Príncipe e aquisição de dois aviões bimotores ligeiros, para renovação do material de voo.
d) Telecomunicações. - O programa de melhoramento das comunicações interiores e exteriores é modesto, mas parece corresponder às necessidades reais da província. Prevê o investimento 2500 contos nos seguintes melhoramentos:
Cabos urbanos, interurbanos e traçados;
Melhoramento dos centros emissores e receptores de S. Tomé e Príncipe;
Conclusão do novo edifício de S. Tomé e ampliação do do Príncipe;
Radiodifusão: edifício dos estúdios de S. Tomé, material de estúdios e melhoramento de antenas; ligação em cabo Estúdios. Emissores.
Visto os vários sectores do problema dos transportes e comunicações, a Câmara Corporativa não tem observações a fazer ao plano de investimento, salvo no que respeita às verbas de estudos relativos aos portos e à energia, que parecem escassas. Da energia já se disse o que era aconselhável. Quanto aos portos afigura-se urgente definir o interesse económico e localização mais conveniente para um porto para navios de longo curso, de modo a evitar a continuação de investimentos em locais que venham a mostrar-se de interesse secundário. O assunto está em apreciação no Conselho Superior de Fomento Ultramarino.
No sector da habitação é de aprovar a orientação de deixar ao sector privado o encargo de suprir a maior parte das dificuldades e, sendo assim, afigura-se não ser escassa a verba prevista.
Nos melhoramentos locais prevê-se especialmente a conclusão dos empreendimentos incluídos no II Plano de Fomento e, entre outros, o abastecimento de água de pequenas povoações.
2) Realização de programas de educação de adultos;
3) Assegurar a formação de técnicos especializados.
Nada a observar quanto à verba de 6000 contos prevista para estes objectivos.
b) Composição complexa do grupo populacional dos designados por naturais; forros, crioulos, tangas e angolares;
c) Recente diminuição absoluta e relativa do grupo de imigrados, como consequência de uma fase de recessão da actividade agrícola, ganhando, entretanto, predominância o segmento populacional de imigrados cabo-verdianos;
d) Diminuição da mão-de-obra, em geral na agricultura, pela mesma razão;
e) Predominância da actividade agrícola sobre todas as outras;
f) Predominância das grandes empresas agrícolas sobre as restantes explorações;
g) Existência de grande número de explorações pequenas e médias na posse de naturais das ilhas;
h) Baixa produtividade das grandes empresas agrícolas e menor ainda das pequenas;
i) Relativa estabilização da produção agrícola;
g) Verificação, nos últimos anos, de uma baixa nas cotações internacionais dos produtos, exportados e consequente baixa de rendimentos da agricultura;
m) Insuficiência das infra-estruturas económicas e sociais.
Como se verifica do plano de investimentos, os factores referidos foram tomados em conta, distribuindo os objectivos pelas infra-estruturas base, reconhecimento e estudo dos recursos e promoção social da população.
Julga a Câmara Corporativa que esta parte do projecto do Plano Intercalar se integra numa sequência dos I e II Planos de Fomento e dá-lhe o seu apoio.
(Quadros n.ºs 18 e 22)
Nos dois anteriores Planos de Fomento foi dotada com 6 759 772 contos, sendo:
I Plano, 2 156 772 contos despendidos (quadro n.º 4),
II Plano, 4 603 000 contos programados, dos quais foram despendidos no quadriénio 1959-1962 2 655 708 contos (quadro n.º 10).