Chitungo-Milange;
Tete-Furancungo-Vila Coutinho;
Chiuta-Bene-Zumbo;
Chinde-Quelimane;
Vila Paiva de Andrade-Vila Fontes-Nicoadala;
Catembe-Salamanga-Pouta de Ouro;
Macia-Bilene à ponte sobre o rio Limpopo na Aldeia da Barragem, com prioridade.
II) Assegurar, tanto quanto possível, a rentabilidade dos investimentos;
III) Atender à urgência de que alguns empreendimentos se revestem;
IV) Estudar e elaborar os respectivos projectos de execução das ligações ferroviárias consideradas de interesse para a província, facto de grande importância para o prosseguimento e arranque dos subsequentes planos de fomento.
Os prazos de execução de alguns dos empreendimentos encarados, por sua natureza e montante do dispêndio a fazer, terão de se prolongar para além dos três anos abrangidos pelo presente projecto de Plano. Os empreendimentos recomendáveis pela Câmara Corporativa são os que a seguir se mencionam, pertencentes às linhas férreas também indicadas:
Prolongamento Catur-Vila Cabral;
Aquisição de seis automotoras;
Ligação dos caminhos de ferro de Moçambique-Malawi.
Renovação do material de via da linha do Limpopo;
Armazéns, escritórios e estação da gare de mercadorias ;
Aquisição de oito locomotivas Diesel eléctricas;
Aquisição de cinco automotoras;
Ligação das redes de Inhambane e Gaza a Lourenço Marques;
Ligação da rede de Lourenço Marques à da Beira. -
Existe já o estudo e projecto desta ligação para os primeiros 162 km. Daí em diante há apenas um reconhecimento.
6) Linha de Goba. - Melhoramentos.
2) Porto da Beira. - Cais de pesca e do tráfego local na margem esquerda do Chiveve, dragagens no porto interior e trabalhos complementares, dragagens nos canais exteriores e nos trabalhos complementares, obras de regularização marginal, de protecção, e de calibragem do estuário, estudos referentes ao plano geral do porto e ao ensaio em modelo reduzido, obras marítimas exteriores de protecção e calibragem do estuário e obras marítimas de defesa da costa da cidade da Beira.
3) Porto de Nacala. - Plano inclinado para reparação de pequenas embarcações do tráfego dos pequenos portos e pequenas embarcações oficiais.
A Câmara Corporativa expressa o desejo de que o porto de Nacala seja concluído no seu conjunto, o mais prontamente possível, para o que é necessário reforçar a dotação respectiva, sugerindo, para o fim, a comparticipação do caminho de ferro da Beira. Mais sugere ainda que o acesso ao porto de Nacala seja dotado de estrada conveniente.
4) Porto do Zambeze. - Estudos de obras marítimas interiores, planificação geral e ensaios em modelo reduzido. Trata-se de continuar estudos já iniciados pela Missão do Zambeze.
Em matéria de empreendimentos a realizar consideram-se no porto de Lourenço Marques: prolongamento do cais das Carvoeiras, docas para a pesca e para pequenas embarcações, instalações para reparação e construção naval, dragagens e obras de regularização marginal e de calibragem do estuário.
N o porto da Beira: prolongamento do cais n.º 1 e reconstrução dos cais existentes, conclusão da doca seca e, nos cais n.ºs 9 e 10, obras acostáveis e equipamento.
Serão também adquiridos três rebocadores para o cais de minério da Matola e outras embarcações.
Aeroporto da Beira. - Conclusão de superfícies operacionais e de movimento. Edificações: aerogare e bloco técnico; ampliação da central de bombeiros: hangar e oficinas; habitações para o pessoal. Energia e sinalização luminosa: aumento da potência instalada; rede de distribuição e alimentação das radioajudas; sinalização luminosa; iluminação da plataforma; central de emergência alimentação dos centros emissor e