Chitungo-Milange;
Tete-Furancungo-Vila Coutinho;
Chiuta-Bene-Zumbo;
Chinde-Quelimane;
Vila Paiva de Andrade-Vila Fontes-Nicoadala;
Catembe-Salamanga-Pouta de Ouro;
 Macia-Bilene à ponte sobre o rio Limpopo na Aldeia da Barragem, com prioridade.
  II) Assegurar, tanto quanto possível, a rentabilidade dos investimentos;
  III) Atender à urgência de que alguns empreendimentos se revestem;
  IV) Estudar e elaborar os respectivos projectos de execução das ligações ferroviárias consideradas de interesse para a província, facto de grande importância para o prosseguimento e arranque dos subsequentes planos de fomento.
  Os prazos de execução de alguns dos empreendimentos encarados, por sua natureza e montante do dispêndio a fazer, terão de se prolongar para além dos três anos abrangidos pelo presente projecto de Plano. Os empreendimentos recomendáveis pela Câmara Corporativa são os que a seguir se mencionam, pertencentes às linhas férreas também indicadas:
  Prolongamento Catur-Vila Cabral;
  Aquisição de seis automotoras;
  Ligação dos caminhos de ferro de Moçambique-Malawi.
  Renovação do material de via da linha do Limpopo;
  Armazéns, escritórios e estação da gare de mercadorias ;
  Aquisição de oito locomotivas Diesel eléctricas;
  Aquisição de cinco automotoras;
  Ligação das redes de Inhambane e Gaza a Lourenço Marques;
  Ligação da rede de Lourenço Marques à da Beira. -
  Existe já o estudo e projecto desta ligação para os primeiros 162 km. Daí em diante há apenas um reconhecimento.
  6) Linha de Goba. - Melhoramentos.
  2) Porto da Beira. - Cais de pesca e do tráfego local na margem esquerda do Chiveve, dragagens no porto interior e trabalhos complementares, dragagens nos canais exteriores e nos trabalhos complementares, obras de regularização marginal, de protecção, e de calibragem do estuário, estudos referentes ao plano geral do porto e ao ensaio em modelo reduzido, obras marítimas exteriores de protecção e calibragem do estuário e obras marítimas de defesa da costa da cidade da Beira.
  3) Porto de Nacala. - Plano inclinado para reparação de pequenas embarcações do tráfego dos pequenos portos e pequenas embarcações oficiais.
  A Câmara Corporativa expressa o desejo de que o porto de Nacala seja concluído no seu conjunto, o mais prontamente possível, para o que é necessário reforçar a dotação respectiva, sugerindo, para o fim, a comparticipação do caminho de ferro da Beira. Mais sugere ainda que o acesso ao porto de Nacala seja dotado de estrada conveniente.
  4) Porto do Zambeze. - Estudos de obras marítimas interiores, planificação geral e ensaios em modelo reduzido. Trata-se de continuar estudos já iniciados pela Missão do Zambeze.
  Em matéria de empreendimentos a realizar consideram-se no porto de Lourenço Marques: prolongamento do cais das Carvoeiras, docas para a pesca e para pequenas embarcações, instalações para reparação e construção naval, dragagens e obras de regularização marginal e de calibragem do estuário.
  N o porto da Beira: prolongamento do cais n.º 1 e reconstrução dos cais existentes, conclusão da doca seca e, nos cais n.ºs 9 e 10, obras acostáveis e equipamento.
  Serão também adquiridos três rebocadores para o cais de minério da Matola e outras embarcações.
  Aeroporto da Beira. - Conclusão de superfícies operacionais e de movimento. Edificações: aerogare e bloco técnico; ampliação da central de bombeiros: hangar e oficinas; habitações para o pessoal. Energia e sinalização luminosa: aumento da potência instalada; rede de distribuição e alimentação das radioajudas; sinalização luminosa; iluminação da plataforma; central de emergência alimentação dos centros emissor e