Chitungo-Milange;

Tete-Furancungo-Vila Coutinho;

Chiuta-Bene-Zumbo;

Chinde-Quelimane;

Vila Paiva de Andrade-Vila Fontes-Nicoadala;

Catembe-Salamanga-Pouta de Ouro;

Macia-Bilene à ponte sobre o rio Limpopo na Aldeia da Barragem, com prioridade. Caminhos de ferro, foi dotada com 500 000 contos. O programa de empreendimentos proposto no Plano Intercalar tem como objectivo fundamental: Dar continuidade aos empreendimentos já iniciados ou executados na vigência dos anteriores planos de fomento;

II) Assegurar, tanto quanto possível, a rentabilidade dos investimentos;

III) Atender à urgência de que alguns empreendimentos se revestem;

IV) Estudar e elaborar os respectivos projectos de execução das ligações ferroviárias consideradas de interesse para a província, facto de grande importância para o prosseguimento e arranque dos subsequentes planos de fomento.

Os prazos de execução de alguns dos empreendimentos encarados, por sua natureza e montante do dispêndio a fazer, terão de se prolongar para além dos três anos abrangidos pelo presente projecto de Plano. Os empreendimentos recomendáveis pela Câmara Corporativa são os que a seguir se mencionam, pertencentes às linhas férreas também indicadas: Caminho de ferro de Moçambique:

Prolongamento Catur-Vila Cabral;

Aquisição de seis automotoras;

Ligação dos caminhos de ferro de Moçambique-Malawi. Caminho de ferro da Beira. - Programa de melhoramento e reforço do traçado, de reequipamento de material circulante e instalações de carácter social. Transzambezia-Bailways. - Existe um programa de melhoramentos estabelecido pela actual administração, sobre o qual se baseou a estimativa apresentada. Caminho de ferro de Lourenço Marques:

Renovação do material de via da linha do Limpopo;

Armazéns, escritórios e estação da gare de mercadorias ;

Aquisição de oito locomotivas Diesel eléctricas;

Aquisição de cinco automotoras;

Ligação das redes de Inhambane e Gaza a Lourenço Marques;

Ligação da rede de Lourenço Marques à da Beira. -

Existe já o estudo e projecto desta ligação para os primeiros 162 km. Daí em diante há apenas um reconhecimento. Caminho de ferro do Limpòpo. - Estação do Guijá e do apeadeiro de Sagres.

6) Linha de Goba. - Melhoramentos. Para os Portos e navegação, que constituem a alínea 3), inscrevem-se no Plano 381 000 contos, destinados a estudos e elaboração de projectos, com vista à ampliação e melhoramento dos seguintes portos: Porto de Lourenço Marques. - Terminal de Catembe, das comunicações entre as duas margens do estuário, dragagens no porto interior, cais para atracação de navios, doca para pequenas embarcações na margem esquerda do estuário, dragagens no porto das barras do estuário e da baía e nos canais exteriores, doca de pesca e suas instalações, obras de regularização marginal e calibragem do estuário, estudos referentes ao plano geral do porto e seu ensaio em modelo reduzido, docas secas e estaleiros navais e silos para cereais.

2) Porto da Beira. - Cais de pesca e do tráfego local na margem esquerda do Chiveve, dragagens no porto interior e trabalhos complementares, dragagens nos canais exteriores e nos trabalhos complementares, obras de regularização marginal, de protecção, e de calibragem do estuário, estudos referentes ao plano geral do porto e ao ensaio em modelo reduzido, obras marítimas exteriores de protecção e calibragem do estuário e obras marítimas de defesa da costa da cidade da Beira.

3) Porto de Nacala. - Plano inclinado para reparação de pequenas embarcações do tráfego dos pequenos portos e pequenas embarcações oficiais.

A Câmara Corporativa expressa o desejo de que o porto de Nacala seja concluído no seu conjunto, o mais prontamente possível, para o que é necessário reforçar a dotação respectiva, sugerindo, para o fim, a comparticipação do caminho de ferro da Beira. Mais sugere ainda que o acesso ao porto de Nacala seja dotado de estrada conveniente.

4) Porto do Zambeze. - Estudos de obras marítimas interiores, planificação geral e ensaios em modelo reduzido. Trata-se de continuar estudos já iniciados pela Missão do Zambeze.

Em matéria de empreendimentos a realizar consideram-se no porto de Lourenço Marques: prolongamento do cais das Carvoeiras, docas para a pesca e para pequenas embarcações, instalações para reparação e construção naval, dragagens e obras de regularização marginal e de calibragem do estuário.

N o porto da Beira: prolongamento do cais n.º 1 e reconstrução dos cais existentes, conclusão da doca seca e, nos cais n.ºs 9 e 10, obras acostáveis e equipamento.

Serão também adquiridos três rebocadores para o cais de minério da Matola e outras embarcações. Transportes aéreos. - Consigna-se no Plano a esta rubrica a verba de 180 000 contos. Os empreendimentos que se encaram para execução no triénio de 1965-1967 são:

Aeroporto da Beira. - Conclusão de superfícies operacionais e de movimento. Edificações: aerogare e bloco técnico; ampliação da central de bombeiros: hangar e oficinas; habitações para o pessoal. Energia e sinalização luminosa: aumento da potência instalada; rede de distribuição e alimentação das radioajudas; sinalização luminosa; iluminação da plataforma; central de emergência alimentação dos centros emissor e