várias matérias-primas importadas, forçavam a alta dos custos de produção, e daí, na maioria dos países, a dos preços no consumidor, no prosseguimento do processo de «inflação contida» a que a Câmara fez referência em anteriores pareceres.

Índices médios de preços no consumidor

(Base: 1953 = 100)

Na verdade, e confirmando o que se anotou no parecer sobre o projecto da Lei de Meios para 1964, os índices de preços mantiveram o sentido ascensional em 1968, determinando a promulgação de providências em diversos países, as quais concorreram para conter a expansão económica. Contudo, não parecia - a avaliar pelos índices médios relativos aos l.ºs semestres de 1963 e 1964 - que o referido processo de «inflação contida» estivesse coarctado, mostrando-se assaz sensíveis as subidas de preços registadas na Áustria, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Islândia, Itália, Noruega e Países Baixos. Em alguns países os acréscimos denunciam uma relativa «abertura» do dito processo inflacionista, enquanto outros mostram certas característicos de inflação «importada». Quanto ao comércio externo dos países europeus da O C D E , os elementos de informação disponíveis indicam uma expansão no l º semestre de 1964 mais rápida do que um ano antes. Todavia, as exportações terão aumentado menos acentuadamente do que as importações, donde uma forte subida do deficit usual de 701 milhões de dólares, em média mensal, no l º trimestre de 1963, para 958 milhões de dólares em igual período do ano corrente, segundo os valores corrigidos das variações sazonais, correspondendo aos países da A E C. L um aumento do déficit de 297 para 480 milhões de dólares. Para esta evolução das transacções comerciais dos países europeus da O C D E , deverá ter concorrido especialmente, como em anos anteriores, o comércio interno do bloco, que, conforme se refere no relatório em apreciação, se acresceu de 16 por cento.

Notemos, por outro lado, que as razões de troca decaíram entre os l.ºs trimestres de 1963 e 1964, ao contrário do que sucedera um ano antes, s endo a quebra principalmente acusada pelos países do Mercado Comum. Parece

de salientar até, neste contexto, que a melhoria das razões de troca no triénio de 1961-1963 foi de 4 pontos para os países da A. E C L. e de 2 pontos apenas para os da Comunidade Económica Europeia.

Razões de troca

Origem. Statistiques Generales da O C D E , Setembro de 1964.

Mas, se o déficit do comércio externo da Europa ocidental se elevou sensivelmente na primeira metade de 1964, não parece que tenha piorado proporcionalmente o saldo da balança de transacções correntes, isto em virtude da evolução do «saldo de invisíveis». E se, por outro lado, se haverá elevado o fluxo de capitais privados europeus decorrentes de maiores emissões de títulos estrangeiros nos mercados da Europa ocidental, o certo é que prosseguiu o afluxo de capitais privados americanos, quer a longo prazo por investimentos directos, quer a curto prazo por empréstimos de bancos comerciais dos Estados Unidos da América.

Como se mostra no quadro seguinte, as reservas de ouro e divisas dos países europeus da O. C D E apresentavam um acréscimo de quase 230 milhões de dólares no l º semestre de 1964, quando em igual período do ano anterior fora de 820 milhões, o que reflecte os efeitos do anotado incremento do déficit comercial, contrariado pelos resultados obtidos nas balanças de «invisíveis correntes» e de capitais. Mesmo assim, essa variação de reserves contrasta singularmente com os decréscimos acusados pelos Estados Unidos da América e Canadá, nos montantes, respectivamente, de 252 e 35 milhões de dólares.

(Milhões de dólares)