Reservas e responsabilidades dos Estados Unidos

(Milhões de dólares)

(a) Valores corrigidos

Todavia, dentro da relativa estabilidade do saldo total, parecem visíveis os efeitos das operações externas do sistema bancário americano.

Notemos, por último, que para o incremento das responsabilidades em dólares e moedas estrangeiras concorrem, principalmente na Europa, o Reino Unido (quase 470 milhões de dólares), a Itália (um pouco mais de 250 milhões), a Suíça (cerca de 200 milhões) e a Espanha (à volta de 170 milhões), enquanto as responsabilidades para com a Alemanha Ocidental decaíam de 680 milhões, na América Latina, a Venezuela (quase 120 milhões); e na Ásia, a China (Formosa) e o Japão. Quanto ao aumento das disponibilidades a curto prazo, as maiores variações corresponderam na América Latina, ao México (cerca de 110 milhões de dólares) e Colômbia, na Ásia, ao Japão (300 milhões) e Filipinas.

De assinalar, por último, a recente subida da taxa de desconto do Federal Reserve System de 3,5 para 4 por cento, que se verificou no dia seguinte ao do aumento da taxa de desconto no Reino Unido e para atenuar os efeitos deste sobre a economia norte-americana. Considerações finais Ainda sobre a evolução recente da economia internacional e das suas perspectivas a curto prazo, justifica-se, seguindo, aliás, a orientação do relatório do projecto de proposta de lei, uma referência mais pormenorizada aos principais movimentos verificados no capítulo da cooperação político-económica, em especial os observados no quadro de organizações especializadas. Destacaremos, em primeiro lugar, o caso da Conferência de Comércio e Desenvolvimento, que teve lugar em Genebra, de 23 de Março a 15 de Junho, sob a égide das Nações Unidas, e a que as outras organizações, da O C D E ao G A T T e do Fundo Monetário Internacional ao Banco Mundial, atribuíam singular importância.

O problema fundamental da Conferência era o das inter-relações do comércio internacional e do desenvolvimento económico, tendo em vista - como a Câmara mencionou no seu parecer sobre o projecto de proposta de lei de meios para 1964 - a definição de processos de actuação susceptíveis de incentiv ar a expansão das trocas de mercadorias e de, através dessa expansão, impulsionar e apoiar o crescimento económico-social das estruturas mais atrasadas. Todavia - e confirmando os receios formulados nesse relatório -, não deixaram de se fazer sentir as questões de assistência financeira e de auxílio técnico, ao mesmo tempo que se manifestavam as consequências próprias de certas posições políticas mais ou menos particulares.

Em todo o caso, algumas soluções de compromisso puderam atingir-se, menos espectaculares do que muitos desejavam, mas também menos decepcionantes do que outros esperavam. Um facto deve, no entanto, ser assinalado, a constituição de uma «frente» pelo conjunto dos países subdesenvolvidos, confirmada pela sua «declaração comum» formulada no final da Conferência, que se mostrou bastante para levar o Ocidente a fazer sensíveis concessões no domínio institucional, deixando entrever que esses países não se satisfarão com simples recomendações ou decisões quanto a regras processuais. E a falta de coesão tantas vezes evidenciada pelos países mais evoluídos do Ocidente não só favoreceu indubitavelmente a actuação do «Terceiro mundo», como também não permitiu aproveitar, quer económica, quer politicamente, a circunstância da atitude reticente do «bloco soviético» (que se remeteu a um papel secundário, afora os momentos de repetição de teses ou críticas de posições) e de as economias subdesenvolvidas terem demonstrado que, na presente conjuntura, era daqueles países ocidentais que mais podiam esperar.

Dos resultados da Conferência julga a Câmara dever distinguir os pontos seguintes: Foi criada a Comissão de Comércio e Desenvolvimento, composta de 55 membros e compreendendo três subcomissões (uma sobre matérias-