foram obtidas pela colocação de títulos de dívida pública nas instituições de crédito.

Quanto a execução do II Plano em 1964, para que estava prevista uma verba de cerca de 5541 milhões de escudos, os elementos disponíveis respeitantes ao 1.º semestre do ano indicam que o total despendido representa 28 por cento daquela previsão, correspondendo os melhores coeficientes de realização (35 por cento ou mais) aos programas da ponte sobre o Tejo, da investigação e ensino técnico, da pesca, da produção de energia eléctrica e do abastecimento de água das populações rurais. Todavia, segundo o relatório do projecto de proposta de lei, será de esperar, «tendo em atenção a aceleração do ritmo de realização habitual na último, parte do ano, que se obtenha resultado tão favorável como o alcançado no último quinquénio».

2 O comércio externo e a balança de pagamentos Conforme nos mostra o quadro seguinte, a balança geral de pagamentos internacionais da zona do escudo fechou em 1963 com um excedente de 2137 milhões de escudos, contra um saldo positivo de 3223 milhões de escudos em 1962.

Observou-se, por conseguinte, uma variação negativa no montante, de 1086 milhões de escudos, determinada fundamentalmente pela contracção no superavit da balança de operações de capitais, pois que nesta balança à melhoria no saldo favorável das operações de capitais a longo prazo do sector privado foi largamente ultrapassada pelos decréscimos observados nas operações de capitais a curto prazo e nas operações a longo prazo do sector público e bancário.

Balança de pagamentos da zona do escudo

(Milhares de contos)

É certo que o déficit da balança comercial cresceu de 333 milhões de escudos, mas, como o excedente global dos «Invisíveis correntes» aumentou de 720 milhões - devido especialmente aos acréscimos nos saldos de «Turismo» (463 milhões) e de «Transferências privadas» (490 milhões) -, o resultado negativo da balança de transacções correntes contraiu-se de 387 milhões de escudos. E pelo que respeita a balança de capitais privados a longo prazo parece de salientar que, se as entradas progrediram de 785 milhões de escudos entre 1962 e 1963, houve, em contrapartida, um acréscimo de saídas de 550 milhões, traduzindo os efeitos das amortizações de capitais mutuados.

Revela-nos ainda o quadro precedente uma modificação notável, de 1962 para 1963, na distribuição dos efeitos dos resultados globais da balança de pagamentos