Comércio da metrópole com o estrangeiro

Valores alfandegários

(Milhares de contos)

Deste modo, a taxa de cobertura das importações pelas exportações cifrava-se em 56,7 por cento, sendo portanto a mesma que em 1963 e um pouco mais alta do que a obtida em 1962. Contudo, as razões de troca - que manifestaram uma pequena quebra entre 1962 e 1968, efeito de um aumento do valor médio da importação superior ao obtido no da exportação - encaminharam-se claramente no sentido descensional ao longo dos três trimestres de 1963 sob a influência de um crescimento continuado do valor médio da importação.

Comércio especial da metrópole, segundo a estatística alfandegária

Índices do comércio externo (Base: 1960-100)

(a) Rectificado.

Nota. - Os Índices são calculados pelos serviços do Banco de Portugal com base numa «amostra» que representa cerca de 70 por cento das exportações o 63 por cento das importações globais da metrópole. O «índice de valor corrente» correspondo à relação percentual entre os valores correntes da «amostra» no período considerado (ano ou trimestre) e no período tomado para base (o valor anual ou média trimestral de 1960). O «índice de volume» é um índice de quantidade, ponderado pelos preços do ano base.

Para a subida das importações registada entre os citados períodos de Janeiro a Setembro de 1963 e 1964, as mais significativas contribuições provieram das maiores aquisições de trigo (322 milhões de escudos), de lã em rama (113 milhões), de ferros e aços (393 milhões), de máquinas e aparelhos industriais não eléctricos (371 milhões) e de partes e peças separadas de automóveis (380 milhões), enquanto baixavam de 281 milhões de escudos as compras de automóveis para transporte de pessoas. Concomitantemente, à progressão das exportações metropolitanas interessaram principalmente os vinhos comuns (94 milhões de escudos), as conservas de sardinha (65 milhões), a cortiça em obra (74 milhões), os fios e tecidos de algodão (127 milhões) e o vestuário e acessórios de algodão (88 milhões), parecendo de salientar as altas nos preços médios de exportação do tomate em conserva, dos minérios de volfrâmio, dos medicamentos, da aguarás, da pasta para papel e das principais categorias de «matérias têxteis e respectivas obras».

Comércio externo da metrópole, por zonas geográficas

Valores alfandegários

(Milhares de contos)

Origem: Vide quadro VIII.