Bancos comerciais (a)

Situações

(Milhares da contos)

(a) Excluídos os (...) das deslocações ultramarinas do Banco de Angola e do Banco Nacional Ultramarino.

(b) Rectificado.

Origens. Estatísticos Financeiras o Boletim Mental do Instituto Nacional de Estatística, com execução dou elementos respeitantes aos depósitos no Banco do Portugal, às promissórias do fomento nacional e aos cálculos das reservas de caixa.

De Janeiro a Agosto de 1964 registavam-se novos acréscimos no crédito distribuído (2158 milhões de escudos) e na carteira de títulos Concomitantemente, cresciam de 2481 milhões os depósitos à ordem e a prazo (2681 milhões, se foi em estornados os depósitos entre instituições de crédito), ao passo que as reservas afectavas de caixa se contraíam de 1229 milhões. E, assim, a percentagem destas reservas para os depósitos à ordem diminuiu de 24,9 por cento no fim de 1963 para 19,6 por cento em Agosto, o que terá correspondido a uma nova quebra na «reserva disponível». Nas caixas económicas conjunto que é dominado pela posição da Caixa Geral de Depósitos, Crédito s Previdência - a importância do crédito outorgado teve

um incremento de 613 milhões de escudos, apenas, entre 1962 e 1963, enquanto os depósitos à ordem e a prazo aumentavam de 947 milhões Mas como as reservas efectivas de caixa cresceram somente de 119 milhões, operou-se uma ligeira quebra da taxa de liquidez dos depósitos à ordem, de 26,4 para 25,7 por cento.

No período de Janeiro a Agosto de 1964 deu-se uma nova subida do crédito, no montante de 244 milhões de escudos, enquanto se reduzia o valor da carteira de títulos. Por outro lado, o total dos depósitos apresentava um «créscimo de 1232 milhões, a que correspondeu um outro de 982 milhões nas reservas efectivas de caixa Verificou-se então, por forca destes movimentos, uma elevação considerável da taxa de liquidez dos depósitos à ordem de 25,7 para 80,5 por cento.

Caixas económicas

Situações

(Milhares de contos)