deste trecho médio do continente é tanto mais chocante quanto, é certo, que nem a localização litoral que deveria favorecer o distrito de Coimbra, situado entre as duas áreas evoluídas de Lisboa e Porto, repercute qualquer efeito de um favor geográfico. Uma espécie de homogeneidade na depressão alastra do interior, no distrito da Guarda, onde bem se compreende por fatalidade de localização, atravessa o distrito de Viseu, bem povoado, e implanta-se, da serra ao mar, ao longo dos amargurados campos de Coimbra à Figueira da Foz.

A comparação à que se procedeu dos distritos da Mondego com. os de Lisboa e o do Porto encerra o defeito de conter um paralelo estabelecido com padrões talvez inatingíveis pelo avanço tomado pelos dois .distritos onde se concentrou por diversos motivos o desenvolvimento. Por isso, o confronto com outros, espaços onde se verifica um quadro global, digamos, médio parece marcar melhor a situação de depressão diagnosticada nos distritos de Coimbra, Viseu e Guarda. Observe-se o que se passa nos distritos de Aveiro. Braga e Castelo Branco:

Não só as capitações do P. I. B. como também a densidade demográfica dos distritos de Aveiro e Braga ultrapassam iguais indicadores dos distritos do Mondego, como também a participação destes dois distritos na formação do P. I. B. nacional se apresenta mais forte. O distrito de Castelo Branco apresenta um padrão de acentuada representação territorial, com escassa cobertura demográfica, que, no entanto, alcança uma capitação do P. I. B. superior à de qualquer dos distritos do Mondego.

Para tentar a caracterização do tipo de economia dominante podemos servir-nos dos indicadores de estrutura vulgarmente aceites, que figuram no quadro seguinte:

A forte percentagem de população dedicada à agricultura situada em baixo nível de emprego, dada a produtividade que o indicador da capitação do P. I. B. exprime, caracteriza os distritos do Mondego, em oposição aos de Lisboa e do Porto e mesmo às médias do continente. Dada a exiguidade dos sectores industrial e dos serviços, particularmente nos distritos da Guarda e de Viseu, o emprego nestes sectores é reduzido e escasso o P. I. B. Deve notar-se também que ao relativo empolamento do emprego nos serviços em Coimbra corresponde reduzida capitação, o que traduz a pobreza do sector, semelhante, aliás,. ao que se alcança no distrito do Porto, muito povoado, mas diferente da média do continente e da posição de Lisboa.

Note-se ainda a posição, do distrito de Coimbra no que se refere ao sector industrial. Parece esboçar-se um crescimento que faz avultar a percentagem respectiva do P. I. B. originado nesse sector; mas a capitação mantém-se ao nível dos 15,4 contos, inferior à média do continente, mas próxima da posição do distrito do Porto, de muito maior densidade demográfica.

Em conclusão: o distrito de Coimbra revela a formação de um crescimento industrial incipiente que urge estimular, e o distrito da Guarda e, mais ainda, o de Viseu caracterizam-se pelo predomínio muito acentuado da actividade agrícola, o que traduz uma situação regional de subdesenvolvimento económico.

Da mesma forma como se procedeu com outros indicadores, tem interesse comparar a posição dos distritos do Mondego comados distritos de Aveiro, Braga e Castelo Branco, considerados em posição média.