Plano de actuação junto das comissões coordenadoras distritais de luta contra a cólera: O Serviço de Educação Sanitária previu, no seu plano de acção para 1975, que seria necessário actuar na periferia, como dinamizador das acções de Educação para a Saúde, junto dos serviços de saúde e outros, para uma acção educativa concreta, com vista à participação activa das populações.

II. Por essa razão, consideramos ser função do Serviço efectuar contactos com as comissões distritais de luta contra a cólera, com vista a:

1. Auscultar o grau de dinamização dessas comissões e de coordenação com as comissões concelhias, procurando que elementos dessas comissões dêem o máximo apoio aos grupos de acção directa na sua actuação;

2. Reflectir sobre a perspectiva educativa, com vista ao programa de luta contra a cólera e outras doenças de transmissão hídrica;

3. Discutir com as comissões distritais as linhas de actuação dos grupos de acção directa, por forma a ultrapassar possíveis barreiras na actuação conjunta desses grupos com movimentos p opulares, tais como: comissões de moradores, comissões de bairros, comissões de aldeia, etc., e com juntas de freguesia;

4. Fornecer materiais audio-visuais e avaliar o impacto destes e dos programas através dos grandes meios de comunicação social;

5. Recolher sugestões à periferia que possam ser úteis à concretização das funções técnico-normativas da Comissão Nacional de Luta contra a Cólera.

III. Com vista à concretização do ponto II, o Serviço de Educação Sanitária estabeleceu um plano de actuação segundo o qual os técnicos do serviço vão contactar brevemente os distritos do continente (à excepção dos de Beja, Évora e Faro, que já foram contactados).

Os critérios que motivaram o plano de actuação do SES tiveram em vista: o aproveitamento de deslocações para outras acções; restrição de despesas; conhecimento antecipado dos distritos; outras actividades prementes do serviço.

Plano de actuação:

Relatório da reunião realizada na Direcção-Geral de Saúde no dia 1 de Julho de 1975 com os Srs. Directores Distritais de Saúde e Inspectores de Saúde do Funchal e Ponta Delgada sobre o problema da cólera.

A Comissão Coordenadora Distrital (CCD) já está constituída. Enviou nota para as comissões coordenadoras concelhias (CCC) se formarem.

Acção a nível distrital - Na 1.ª reunião da CCD foi apresentado o problema epidemiológico da cólera. Na 2.ª reunião foram constituídos os grupos de acção directa, essencialmente pelos SS das caixas, forças armadas e agentes sanitários. Dividiu-se o distrito em três zonas e a cada zona foi atribuído um grupo. Organização de sessões de «propaganda», e como as forças armadas disseram que dava resultado a acção directa, foi começado isso junto dos locais de trabalho. Foram usados alguns filmes e houve distribuição de folhetos, alguns imprimidos localmente, uma vez que a remessa da Direcção-Geral de Saúde tardou na entrega. Tem havido dificuldades de transporte, uma vez que o Movimento das Forças Armadas não pôde dar o apoio nesse sentido e tem utilizado os transportes dos centros de saúde. Houve depois uma reunião dos inspectores de zona e a assistente social Isabel Evangelista do SES, que recomendaram a descentralização do processo, criando pequenos grupos responsáveis ao nível das freguesias. Vão actuar nesse sentido, mas mantendo o sistema dos grupos de acção directa.

CCC constituídas:

Albergaria.

Anadia.

Murtosa.

Ovar.

Aveiro.

Vagos.

Castelo de Paiva.

Ílhavo.

CCC não constituídas:

Águeda.

Oliveira do Bairro.

S. João da Madeira.

Arouca.

Oliveira de Azeméis.

Sever do Vouga.

Feira.

Mealhada.

Vale de Cambra.

Tem havido insistências para o efeito, mas parece que há falhas da parte dos representantes das câmaras e caixas de previdência. Nalguns locais já estão contudo constituídos os grupos que começaram a actuar. Os agentes sanitários já desde longa data têm desencadeado, acção com o apoio do engenheiro sanitarista. Estão a promover o levantamento das análises das fontes de todos os concelhos. O problema da cólera foi levantado pelo director de Saúde a nível do Grupo