Acção através dos serviços junto com comissões de moradores, e de trabalhadores, estudantes, etc., seguindo o programa de 1974. Tem-se procurado difundir a ES nos locais mais difíceis e com apoio nas CISSL e Comissão de Dinamização Sócio-Cultural. Foi agregado um médico às equipas do Movimento das Forças Armadas para actuar no campo da cólera. Em dias alternados, pesquisas de vibrião nos esgotos, nas piscinas e nalguns poços onde as pessoas recorrem por ser água de bom sabor. As análises têm sido negativas. Há vários hospitais já apetrechados para a luta contra a cólera. A maioria das águas de abastecimento dos concelhos são tratadas pelo cloro.

Faro - A CCD está formada há muito tempo com elementos diversos. As CISSL concelhias estão a trabalhar como CCC. A C. Regional de Turismo obteve 800 contos para cobertura adequada de poços. Há também adjudicação para duas estações de tratamento de esgotos, mas que já não serão para este ano. Se for necessário, o Movimento da s Forças Armadas põe a enfermaria militar à disposição para tratamento de coléricos.

Acção directa - Por acordo da Guarda Republicana e Policia foram feitos cursos para desenvolverem essa acção. Já há grupos de voluntários de rapazes do 5.º e 7.º e duas professoras primárias, aos quais foi feito um ensino de ES para que, na sua acção política, desenvolvam também acções de luta contra a cólera. As análises dos esgotos têm sido negativas. Não foi feita acção na rádio local e nos jornais, uma vez que está a ser feita a nível nacional.

Funchal - Foram as CISSL, que ficaram como CCC. A ES tem sido feita nas Casas do Povo, nos centros sanitários, nos dispensários materno-infantis e adros das igrejas. Há dificuldades com as câmaras. São feitas coproculturas no hospital e caixas a todas as diarreias.

Dispõem de doze quartos com duas camas no Hospital Regional para o tratamento de coléricos.

Puseram dez estagiários no Hospital Regional nas acções de ES.

Inq uérito epidemiológico assegurado pelos enfermeiros da Inspecção de Saúde. Não têm sido feitas análises nos esgotos.

Guarda - Está na fase de arranque. CCC em todos os concelhos, excepto Meda. Na CCD está também um representante da Câmara. Análises de esgotos são feitas periodicamente. Há três hospitais aptos para o tratamento da cólera: Seia, Gouveia e Trancoso. Pinhel e Sabugal poderão também talvez ser aproveitados para o mesmo efeito. Tem sido feita acção de ES. As garrafas de hipoclorito parece que não são devidamente utilizadas. Reformulação da filosofia de ES, e está-se a tentar interessar pequenos grupos locais para manter o interesse das populações pela saúde. Também o concurso de grupos, tais como serviço cívico, estudantes do magistério primário, serviço de saúde, Movimento das Forças Armadas, serviço social. A Rádio Altitude difunde pequenos slogans sobre educação sanitária. Foi despertado o grupo de estudantes do 6.º e 7.º anos e da EMP para, quando forem para as suas casas, se integrarem nos grupos de acção directa.

Leiria - Já tem CCD, que analisou a campanha do ano anterior. Maceira está com a água toda imprópria. Há necessidade de engenheiro sanitário. O rio Lis, cheio de ratos - a Câmara necessita de 70 000$ para a desratização; vai contribuir com 40 000$ e pede colaboração da Direcção-Geral de Saúde. Pedem para ser feita vigilância dos repatriados das colónias. Laboratório está apetrechado. Está a ser tentada a formação de estábulos colectivos. Análises de água frequentes e também dos esgotos.

Já estão formadas algumas CCC. Quanto a acções de ES, nada foi mencionado.

Lisboa - CCC constituídas e estão a trabalhar razoavelmente no saneamento e ES e contrôle das esgotos.

Há grupos de acção directa já formados, no concelho de Sintra em especial. As câmaras municipais têm colaborado, e em especial a de Lisboa, que acabou com as lixeiras e tomou outras medidas importantes, sobretudo para o saneamento dos bairros de barracas. Ao CS têm acorrido pessoas que pertencem às comissões de moradores, às quais têm sido dados en sinamentos para difusão junto da população.

Para a CCD não têm comparecido elementos do Movimento das Forças Armadas, IFAS e caixa.

A cidade de Lisboa foi dividida em quatro zonas, actuando em cada uma delas um agente sanitário. 80% da população do distrito não tem esgotos e 65% não tem água potável. Acção de ES a nível da cidade de Lisboa tem sido feita a nível do CS.

Ponta Delgada - Devido à autonomia, há um certo divórcio do lado da Direcção-Geral de Saúde e do lado da Junta Geral. Existem graves problemas a resolver. Actuação um pouco diferente da dos distritos do continente. Reunião interserviços, já iniciada antes do 25 de Abril, não teve possibilidades de continuar, mas agora já foi possível retomá-la.

Mas os serviços de inspecção só têm duas enfermeiras e dois agentes sanitários, sem curso.

Há uma certa luta entre o hospital e o serviço de saúde pública, devido à falta de integração de serviços. Essas enfermeiras não recebem o vencime nto que por lei está atribuído a esses profissionais.

A situação caótica é insustentável. Os delegados de Saúde estão completamente desapoiados. Só há quatro e um interino. O problema da ilha de Santa