poços não. Em semanas alternadas, pesquisa de vibrião nos esgotos e também nos mariscos. Tem-se actuado no sentido de resolução de problemas de esgotos, fossas sépticas, etc. As câmaras têm dado algum apoio.

Hospitais aptos para o tratamento de coléricos: só o de Setúbal.

Viana do Castelo - Continuação da acção de 1974. Três sectores ES, saneamento e tratamento de casos.

No campo da ES - Em cada freguesia obter grupos de voluntários (a nível do concelho de Viana do Castelo) que dinamizassem a população. Nos outros concelhos só Vila Nova de Cerveira é que conseguiu ficar a trabalhar neste sentido.

Em Darque (freguesia de Viana do Castelo) têm sido resolvidos problemas de saneamento através da comissão local sanitária. As águas são quase todas suspeitas. Vão ser colocados clorómetros em todo o distrito.

Hospitais equipados para o tratamento de coléricos: Valença, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Análises Laboratório de SP distrital, que dá apoio. As análises das caixas são enviadas directamente ao laboratório distrital sem necessidade de credencial e a caixa paga essas análises. Durante o inverno o trabalho foi continuado com a colaboração dos partidos políticos do distrito. Houve também acção junto das escolas com passagem de filmes, com voluntários e uma enfermeira de SP.

Está constituída a CCD, embora nela falte o representante do Governo Civil, da Câmara e do Hospital. Esta comissão funciona também como CCC. O engenheiro sanitário é o representante do CS distrital.

A nível dos concelhos as CC estão constituídas, mas a maioria pouco tem feito. A CCD tem efectuado acções directas por solicitações das juntas de freguesia. A distribuição do hipoclorito tem sido feita a nível das juntas de freguesia e CS. As acções de ES têm sido feitas no concelho de Viana e Vila Nova de Cerveira. Também tem sido feita nas escolas e nos quartéis. Nas acções de esclarecimento do Movimento das Forças Armadas o prob lema cólera Lião tem sido bem aceite pela população. O serviço cívico vai ser enquadrado no trabalho das equipas de saúde (três em cada equipa) e também os policlínicos.

Vila Real - Já está constituída a CCD; o Movimento das Forças Armadas ficou de tratar da prevenção da cólera nas suas deslocações às aldeias. O engenheiro sanitário tem contactado todas as câmaras.

Hospitais apetrechados para o tratamento de coléricos: Alijó, Mesão Frio, Peso da Régua, Vila Real e Chaves.

As CCC estão constituídas em: Alijó, Boticas, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Vila Pouca, Vila Real - só a distrital.

Não estão constituídas em: Chaves, Sabrosa, Ribeira de Pena, Valpaços, Santa Marta e Mondim de Basto.

São feitas análises de água de Carvalhelhos e têm estado perfeitas. A pesquisa dos esgotos não tem sido feita.

A captação de águas em Peso da Régua é feita do Douro, mas a 3 km da emissão de esgoto. Entretanto foi posto um sistema de tratamento de água. Em 1974 os primeiros casos de cólera surgiram perto de lixeiras com grande quantidade de moscas. Mas o problema da água também se pôs em Peso da Régua.

Com a ida da enfermeira Corsépius (SES) foi feita a programação dos grupos de acção directa.

Viseu - CCD está nomeada e reuniu apenas uma vez. Faltou o elemento do Movimento das Forças Armadas.

Hospitais concelhios aptos para o tratamento de coléricos: Armamar, Cinfães, Lamego, Mangualde, Resende, Santa Comba Dão, S. Pedro do Sul, Tondela, Viseu e Vouzela. Não há conhecimento de terem ido garrafas de hipoclorito; estão em curso diligências para efectivar essa distribuição. Quanto ao ES, há muitas dificuldades. O pessoal do CS não aceitou a ideia de trabalhar de noite.

Só estão constituídas as CC de S. Pedro do Sul, Sátão, Carregal do Sal, Tarouca e Armamar.

1.ª Preparação de um «Plano Nacional de Protecção Sanitária Ambiental» (em curso; conclusão prevista para fim de Julho).

2.ª Promoção de actividades de investigação aplicada (desinfecção de poços e nascentes) e de instalação de postos de desinfecção em abastecimentos públicos, por parte da Secretaria de Estado das Obras Públicas (Direcção dos Serviços Hidráulicos).

3.ª Promoção de actividades de rastreio do vibrião colérico nos esgotos (Direção-Geral de Saúde) e nos moluscos bivalves (Secretaria de Estado das Pescas Instituto de Biologia Marítima).

4.ª Promoção de actividades coordenadas, relativamente à recolha, transporte e tratamento de lixo, entre a Secretaria de Estado da Saúde (Direcção de Serviços de Engenharia Sanitária da Direcção-Geral de Saúde) e a Secretaria de Estado da Habitação e Urbanismo (Direcção de Serviços de Salubridade Urbana da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização).

5.ª Revisão final da publicação Manual de Higiene Individual e Colectiva e promoção da sua distribuição nos departamentos oficiais não dependentes da Secretaria de Estado da Saúde, em especial no Ministério da Educação e Investigação Científica. Rega e fertilização de produtos vegetais e de terrenos com matérias fecais;

b) Contrôle do lixo urbano.

Serviço de Educação Sanitária - Direcção-Geral de Saúde - Programa de luta contra a cólera.

Trabalho efectuado:

O Serviço de Educação Sanitária apresentou à consideração superior um plano de actuação neste campo em 28 de Fevereiro de 1975, que ficou aguardando resoluções mais amplas, que a Direcção-Geral de Saúde ia tomar sobre o assunto.

Participação em duas reuniões gerais sobre o assunto com vários serviços da Direcção-Geral de Saúde e INSA.