por sina vez, drasticamente afectado logo que a procura das mercadorias e correspondente circulação é atingida por uma crise;

4) De harmonia com a orientação recebida do Ministério da Indústria e Tecnologia (despacho de 9 de Setembro de 1975) foi constituída uma Comissão Coordenadora de Vendas integrando as três empresas nacionalizadas produtoras de pasta para papel, a qual vem exercendo acção conjunta nos mercados externos, utilizando os canais de venda já existentes em cada uma das empresas antes da sua nacionalização;

5) Nos vários contactos estabelecidos não forram poupados esforços para se conseguir colocação para as pastas cruas portuguesas nos mercados visitados, tendo-se constatado in loco as dificuldades existentes caracterizados pela permanência de elevados stocks, baixa procura, fábricas ,em risco de fechar trabalhando a tempo reduzido, etc.;

6) Paralelamente, a nível de produtores, têm sido mantidas relações que permitam uma informação actualizada da situação, nomeadamente no que respeita à evolução dos preços. Os produtores escandinavos (que praticamente repartem o mercado e os produtores do continente americano - Estrados Unidas e Canadá) defendem a manutenção dos «preços de lista», classificando de muito rígida a procura nos mercados e, portanto, inútil a redução de preços, dado que, a tal altitude, não corresponderia aumento de quantidades colocadas;

7) A realidade, porém, é outra, pois os produtores americanos (Estados Unidos e Canadá), praticando preços muito baixos (40 % menos, em média), têm inundado o mercado europeu com pastas cruas principalmente. Os compradores mais ortodoxos (caso do mercado britânico e outros)resistem a estas ofertas, pois não ignoram que estes vendedores desaparecerão dos mercados europeus logo que as condições do mercado americano se normalizarem, fazendo-os correr o risco de, de um momento para o outro, ficarem sem matéria-prima na altura da retomada de actividade a ritmo normal, por entretanto terem perdido contacto com fontes de abastecimento dignas de confiança, quanto à continuidade e regularidade de entregas. Outros compradores, porém (casos que se verificam no mercado italiano), correm os riscos e compram barato, procurando tirar vantagem da ortodoxia dos outros mercados quanto às aquisições de pasta, para neles colocarem papel a preços tais que põem a indústria papeleira desses países fora de concorrência;

8) Não sendo possível concorrer com os referidos produtores americanos, pois teríamos que vender a preços inferiores aos de custo, tem-se adoptado uma política de manutenção de presença nesses mercados, a preços de sacrifício mas não ruinosos, fazendo jogar os factores positivos de regularidade e continuidade de fornecimento uma vez atingida a normalização dos mercados;

9) Para além das acções desenvolvidas nos mercados tradicionais, outras têm sido tentadas. Assim, com a intervenção directa do Ministério do Comércio Externo ou de organismos dele dependentes (Fundo de Fomento de Exportação e Instituto dos Produtos Florestais) foram feitas ou estão em curso diligências para a colocação de pastas cruas na União Soviética, Roménia e Jugoslávia. Directamente, também, têm sido feitas diligências em relação aos mercados do leste europeu embora não tenha até agora havido qualquer concretização, excepção feita a um contrato de fornecimento para a Polónia, de 10 000 t de pinho cru, celebrado no início de 1975 e só parcialmente concretizado;

10) Por acção directa e utilizando as canais de comercialização de que se dispõe, foi possível colocar na Argélia mais de 4000 t de pinho cru e manter relações regulares com este mercado que se antevê poder vir a tornar-se comprador habitual. Estão em curso negociações para a colocação de algumas centenas de toneladas na Nigéria e foram dados os primeiros passos para a tentativa de colocação de 5 a 8000 t na República Popular da China. Outros mercados do Extrem o Oriente, nomeadamente o Japão, têm sido tentadas sem êxito, devido à recessão económica que, sobretudo no Japão, se faz sentir ainda de forma muito acentuada;

11) Antecipando comentários à tese possível de venda por qualquer preço para mercados não tradicionais, acrescenta-se que as vendas em mercados ocasionais se devem revestir das maiores cautelas, sobretudo no que respeita a preço. Não sendo a pasta para papel um produto de fabricante anónimo, o desvio do mercada de destino previsto para lançamento em mercados tradicionais, por o diferencial de preço o permitir realizar com lucro compensador (o que parece já ter acontecido, até com outros produtos), pode comprometer irremediavelmente o fabricante, posto em causa não só nesse mercado como em todos ou outros onde a informação chegue e estas notícias correm céleres nos meios interessados. Terá, em tais negócios, que acautelar-se o futuro, não o hipotecando a troco de ilusório e momentâneo alívio das dificuldades presentes;

12) Em conclusão: a paragem de manutenção, alargada para além do período indispensável à efectivação das necessárias reparações, foi motivada pelas dificuldades de colocação nos mercados externos de que resultou um avolumar incomportável de stocks. Não houve, portanto, perda de divisas em resultado da paragem. Os stocks existentes em 31 de Dezembro último,