do sistema multimedia do ensino a distância. Faz-se uma enumeração sucinta dos seus elementos principais:

Este método é o mais divulgado de todos. Tem aproximadamente um século de experiência, o que lhe permitiu aperfeiçoamentos sucessivos, encontrando-se hoje cursos por correspondência de elevada qualidade didáctica e que constituem sistemas perfeitos de ensino individualizado. É significativo, por exemplo, que alguns «textos» da Open University e da UNED tivessem sido adoptados pelas outras escolas de ensino directo.

Os elementos principais da comunicação postal são os seguintes:

a) Manuais ou «cursos» redigidos expressamente para o efeito por equipas de especialistas. Normalmente, a elaboração destes documentos obedece a um modelo estandardizado de acordo com certas normas pedagógicas, sendo as matérias divididas num certo número de «unidades didácticas» que se enviam em prazos fixos aos alunos. Esses textos contêm uma descrição dos objectivos do «curso», explicações sobre a forma de estudar cada «tema», bibliografia geral e obrigatória, exercícios de autocomprovação, etc.;

b) Documentos diversos com orientações especiais para o estudo ou outras actividades, como emissões de radiotelevisão, «actividades recomendadas», avaliação, etc.;

c) Documentos específicos de apoio ao estudo, como fotocópias, fotografias, gravações, etc.,

d) Documentos tendentes à avaliação que são corrigidos pelos professores de modo que os alunos possam certificar-se de como decorre a sua aprendizagem;

e) Correspondência de tipo pessoal em que os alunos podem solicitar aos professores ou «tutores» esclarecimentos sobre pontos da matéria.

Tal como o ensino a distância por correspondência, também a «rádio educativa» tem uma longa tradição. Ultimamente, outros meios de maior impacto nas massas e mais actualizados tecnicamente tornaram a sua utilização discutível. Mas as experiências mais recentes provam que a «mensagem sonora» tem possibilidades incalculáveis no ensino, quer pela sua economia em relação a outros meios, quer pelas suas características técnicas.

Se examinarmos em conjunto a equipa da « mensagem sonora» (rádio e sistemas de registo e reprodução), damo-nos conta de que a mensagem transmitida pode ser actualmente manipulada de modo a permitir realizar as seguintes operações:

a) Registo e reprodução, o que permite conservar uma mensagem «viva» e «actualizá-la» quando desejamos. Acrescente-se que no registo magnetofónico o som pode ser armazenado de acordo com o gosto ou necessidade da pessoa.

A simplicidade com que a reprodução se faz no momento e nas circunstâncias em que se deseja confere a este meio uma ampla gama de aplicações;

b) Modulação ou regulação do volume e da tonalidade do som, condições que respondem às necessidades de apresentação de alguns documentos auditivos e que aumentam as possibilidades de aplicação deste meio;

Repetição, que constitui um factor de grande interesse na aprendizagem; Multiplicação por meio de cópias, que permite aumentar as tiragens dos documentos sonoros.

Pode acrescentar-se que a mensagem sonora se pode combinar com outros meios, particularmente com a imagem, o que aumenta os recursos didácticos deste meio de comunicação.

Sabe-se que a linguagem icónica é um dos grandes mitos tecnológicos da nossa época, constituindo uma forma de comunicação cujas possibilidades é desnecessário realçar.

No estudo da comunicação pela imagem é preciso distinguir as possibilidades de aplicação didáctica das suas três formas essenciais: a imagem fixa projectada, a imagem cinética e a imagem electrónica.

a) Imagem fixa. - É muito adequada para representações figurativas de assuntos estáticos, tais como paisagens, monumentos, natureza vegetal, etc., e ainda para apresentação de desenhos simbólicos ou gráficos, de fotografias, etc. Usa-se, sobretudo, no ensino das ciências históricas geográficas, artísticas, tecnológicas e naturais;

b) Imagem animada. - A imagem animada, pelas suas características, é adequada para a apresentação dos temas em que o movimento é especialmente significativo: desportos, exercícios físicos, transportes, operações cirúrgicas, certos temas de biologia, etc.;

c) Imagem electrónica. - Pelas suas características técnicas, a imagem electrónica pode desempenhar funções polivalentes no ensino, permitindo a apresentação de documentos de toda a espécie de matérias a níveis diferentes, a criação de documentos no próprio centro, quando se dispõe de equipamento de regista, bem como a observação de certas actividades, tais como experiências, operações cirúrgicas, manejo de máquinas, etc.

Tal como a rádio, a imagem electrónica desempenha no ensino à distância um papel de grande importância. Não deve, porém, ser considerada apenas como meio à distância, porquanto os «circuitos fechados» são chamados a desempenhar um papel de grande importância nos centros regionais, sobretudo nos domínios da formação de professores e das tecnologias e ciências exactas. Na verdade, um simples circuito de «mostração» permite a observação di-