Para um lançamento a curto prazo, Janeiro de 1976 (?), do programa de formação de professores nas condições indicadas, é urgente proceder, no mais curto intervalo de tempo, a alguns estudos que são fundamentais para a organização dos meios didácticos. Indicam-se os que parecem prioritários e mais influentes:

a) Prospecções exaustivas das necessidades, organizando-se tabelas estatísticas com respostas numéricas e variáveis, tais como: Número de professores com o 7.º ano, que 7.º ano, matérias que têm leccionado, tempo de exercício, etc.;

b) Número de professores com alguma habilitação universitária, que tipo de habilitação, matérias que têm leccionado, tempo de exercício, etc.; número de professores sem habilitação pedagógica, matérias que têm leccionado, tempo de exercício, etc.

Nota. - Em todos os casos é importante saber em que estabelecimento ensinam;

b) Estuda das possibilidades que os estabelecimentos onde os professores leccionam ou outros da mesma região (incluindo instituições que não são de ensino) têm de dar apoio humano e técnico-didáctico à aprendizagem das professores-alunos;

c) Estudo cuidado dos recursos da Universidade Aberta; com vista à definição de todas ou parte das tarefas correspondentes às necessidades a realizar. Neste estudo parece dever ter-se em consideração sobretudo: Meios humanos, considerando que nesta fase de desenvolvimento institucional é preciso conjugar a experiência profissional com o rigor científico;

b) Meios técnicos de produção e de distribuição de material de aprendizagem, no que a experiência de alguns centros de ensino a distância já existentes no País pode ser útil para começar;

c) Programa de aquisição de material audiovisual e outro, quer para a Universidade, quer para os centros de apoio, que torne possível a aprendizagem dos alunos no âmbito da tecnologia educativa;

d) Estudo do apoio que a rádio e a televisão podem dar ao programa, pois que esse apoio, sobretudo em determinadas matérias, parece essencial.

Nota- Pressupõem-se como de solução possível problemas de orçamento, instalações de apoio administrativo e de secretaria, etc.

vés das relações directas docentes-alunos e entre estes últimos.

Os centros regionais associados são, assim, as indispensáveis delegações locais de uma Universidade de ensino a distância que, além de facilitarem o estudo individual dos alunos, completam a sua formação intelectual através de uma vivência universitária.

4.2 - Disponibilidades.

Pelas razões anteriormente expostas, os centros regionais associados da Universidade Aberta devem constituir centros culturais de nível universitário dotados com os meios necessárias ao desempenho da sua missão.

Nestas condições, eles deverão dispor de:

a) Pessoal docente e técnico, em número e especialização variáveis, consoante os cursos existentes e a massa discente cujo ensino deverá apoiar, bem como «conselheiros pedagógicos»;

b) Quadros administrativos que assegurem com eficiência o necessário contacto com todos os alunos, de modo que estes se sintam integrados na Universidade e acompanhados nas suas activid ades;

c) Biblioteca com fundos de cultura geral e especializada dentro das matérias ensinadas que disponha dos meios de catalogação e documentação necessários, bem como do pessoal qualificado suficiente para que seja um instrumento de trabalho realmente útil para os alunos, docentes e demais público interessado da região em particular; o horário de funcionamento deverá ser o mais dilatado possível, atendendo aos tempos que os alunos dispõem para estudo, necessariamente muito díspares; por outro lado, o empréstimo domiciliário de espécies bibliográficas inclusivamente pelo correio - deve ser previsto desde o início de funcionamento do centro de uma forma prática e eficiente;

d) Instalações para entrevistas individuais ou colectivas entre alunos e docentes, bem como para a realização de cursos, seminários, conferências, reuniões, etc., convenientemente apetrechadas com as meios audio-visuais necessários;

e) Existência, em quantidades suficientes, de todos os elementos de trabalho necessários: livros, discos, estojos de equipamento laboratorial a ser usados individualmente pelos alunos, dispositivos, cassetes e vídeocassetes, fil-