mes e films-loops, bem como instalações para os utilizar cómoda e eficientemente. Em particular, é altamente recomendável que os centros regionais disponham de cópias de todos os registos audio-visuais que façam parte dos cursos, tanto os destinados a ser usados individualmente pelos alunos como aqueles que forem utilizados em emissões de rádio e, eventualmente, de televisão. Deste modo, o aluno poderá recorrer às instalações do centro para rever um determinado programa ou tomar contacto com ele pela primeira vez, se não lhe for possível fazê-lo quando da sua emissão pelos meios de comunicação;

f) Laboratórios polivalentes que permitam a realização de trabalhos experimentais ao nível dos primeiros anos dos cursos superiores (v. 4.5).

4.3 - Estabelecimento dos centros regionais.

O número, a distribuição e a implantação dos centros regionais devem ser estabelecidos de acordo com um plano realizado pela própria Universidade Aberta tendo em conta os seguintes factores:

a) Possível influência do centro regional no desenvolvimento cultural e técnico do agregado populacional e da região em que se insere;

b) Faculdades de meios de comunicação entre o centro e as populações que se pretende servir;

c) Existência real, ou pelo menos potencial, na povoação em que se pretende instalar o centro, de condições materiais e intelectuais mínimas para que ele não se transforme num «corpo estranho» em relação ao meio em que é instalado; assim, por exemplo, a existência de uma escola secundária ou média, de uma biblioteca ou de um museu poderá contribuir para uma ambiência cultural que o centro regional virá incrementar de um modo decisivo;

d) Cursos oferecidos pela Universidade Aberta e sua procura pelos eventuais interessados que habitem na região em que se encontra a povoação escolhida:

e) Inexistência, na povoação escolhida, de outro centro universitário, excluindo-se desta recomendação Lisboa e Porto, atendendo às suas elevadas densidades populacionais;

f) Interesse das autarquias locais e outras forças actuantes da população.

Uma vez feita uma primeira selecção de localizações convenientes para a instalação de centros regionais, a sua escolha definitiva deverá ser precedida de conversações e acordos entre as autoridades centrais da Universidade Aberta e os órgãos de decisão locais. Pensamos que a responsabilidade de instalação e manutenção dos centros, inclusivamente no que respeita a encargos financeiros, deverá ser repartida entre a Universidade Aberta e as autoridades ou outros organismos locais, de um modo a definir em cada caso. Na eventualidade de aqueles últimos não disporem dos meios necessários, poder-se-ão realizar contratos de empréstimo ou prever quaisquer outros meios de participação local.

O centro regional deve ter um órgão patrocinador em que participem representantes da Universidade Aberta e dos organismos locais. A direcção científica pedagógica deve, contudo, ser da responsabilidade da Universidade.

4.4 - Corpo docente e conselheiros pedagógicos.

4.4.1 - Corpo tutores terão por função, entre outras:

a) Atender os alunos nas suas consultas individuais, realizadas pessoalmente, por telefone ou por escrito;

b) Orientar os alunos nos seus trabalhos de laboratório;

c) Corrigir e criticar as provas de avaliação a distância sob a orientação dos « supervisores»;

d) Coadjuvar os «supervisores» na realização de cursos monográficos e de cursos e sessões de orientação, ou realizá-los sob a orientação daqueles, com vista a complementar e facilitar o estudo individual dos alunos;

e) Colaborar na realização de colóquios, mesas-redondas, etc., em que sejam tratados temas fulcrais de cada disciplina;

f) Participar na realização de cursos livres não curriculares e noutras iniciativas culturais, científicas ou técnicas, a realizar no centro regional.

São funções principais dos «supervisores»:

a) Orientar os «tutores» em todas as suas actividades docentes;

b) Realizar e dirigir cursos monográficos e de orientação ou outros destinados a complementar e facilitar o estudo individual dos alunos:

c) Dirigir colóquios, seminários e outras iniciativas semelhantes em que sejam tratados temas fulcrais das respectivas disciplinas;

d) Assegurar a ligação com os grupos de trabalho da organização central da Universidade, encarregados da preparação do material didáctico e da programação dos cursos;