Com empresas ou organismos públicos de comunicação de massa (emissoras radiofónicas, RTP, Instituto de Tecnologia Educativa, Centro Português de Cinema, Open University, UNED, etc.);

d) Com consultores de carácter técnico e de gestão administrativa, designadamente ligados aos serviços de assistência técnica internacional da Open University.

vários capítulos do relatório poder dispensar este capítulo final, julga o grupo vantajoso apresentar uma sinopse dos pontos anteriormente expostos, bem como as recomendações que considera pertinentes (assinaladas a negro).

Antes, porém, insiste numa advertência que, logo de entrada, entendeu dever fazer: que as considerações que apresenta e as medidas de actuação que propõe devem ser entendidas basicamente como linhas de orientação geral e não ainda como um plano concreto de acção para a nova instituição a criar.

7.1.

7.1.1 - Têm-se desenvolvido, nos últimos vinte anos, sobretudo na Europa e na América, tanto em países capitalistas como em países socialistas, novas formas e instituições de ensino superior, cujo traço comum consiste no recurso a outros canais de comunicação didáctica que não o ensino oral do professor. Pedagogicamente, caracteriza-as a substituição do ensino directo, que implica que o aluno vá ao encontro da instituição, por um ensino a distância, em que a instituição, servindo-se dos diversos meios de telecomunicação escrita e audiovisual, vai ao encontro do aluno, tornando-lhe o ensino acessível onde quer que viva e trabalhe. Para este, o ensino a distância é um ensino que dele se aproxima, um ensino em que a distância é eliminada como factor de desencorajamento e exclusão.

7.1.2 - Os vários sistemas existentes do ensino superior a distância revelam uma considerável diversidade, quer quanto a finalidades e objectivos, quer quanto a formas institucionais. Independentemente de juízos de valor acerca de finalidades e objectivos, é incontestável que a forma institucional «universidade do pleno direito e âmbito nacional» é a que melhores condições de eficiência e impacte social tem demonstrado.

7.2.

7.2.1 - A metodologia no ensino a distância desenvolve-se através de um conjunto de processos técnicos (sistema mutimedia), concretizando-se em programas educacionais cuja informação é transmitida por mais de um meio e de forma a produzir mais perfeita correspondência possível entre nenens, meios e objectivos a alcançar.

7.2.2 - A correcta elaboração dos programas educacionais é um problema crucial e difícil, cuja resolução exige trabalho de equipas diferenciadas, prazos consideráveis e, por vezes, investigação especificadamente orientada para o solucionar. A determinação perfeitamente clara dos objectivos é o seu pressuposto fundamental. Mas, estabelecido este, há ainda que determinar a estratégia a seguir na utilização dos meios, a fim de que cada objectivo seja alcançado pela mensagem que melhor se lhe adapte; seleccionar os meios adequados à natureza das diversas mensagens a emitir; escolher os objectivos a tratar por um único meio ou por vários; definir as funções dos vários

meios- informação, estímulo, reforço, avaliação, etc.; coordenar os diversos meios entre s1 e com outras actividades aconselháveis ou exigidas para a consecução dos objectivos.

realização no domicílio de trabalhos experimentais, mediante utilização de laboratórios em miniatura.

7.2.5 - Destaca-se a especial relevância da comunicação postal. É através dela que os alunos recebem: a) manuais ou «cursos» expressamente redigidos para o efeito por equipas de especialistas, segundo (modelos estandardizados de acordo com regras pedagógicas especiais, que normalmente obrigam à divisão das matérias num número predeterminado de «unidades didácticas» (subdivididas, por sua vez, num número predeterminado de «temas»), as quais são remetidas aos alunos em prazos fixos, acompanhadas de textos de orientação e de exercícios de autocomprovação; b) outros documentos contendo orientações especiais, designadamente no que respeita ao melhor aproveitamento das emissões radiofónicas e televisivas, e indicações de «actividades recomendadas», etc.; c) testes de avaliação pessoal a distância, destinados a ser corrigidos pelos docentes e devolvidos aos alunos, de mo do que estes possam certificar-se de como decorre a sua aprendizagem. Além disso, é através i da comunicação postal que, ademais da correspon-