dência administrativa, circula uma ampla correspondência pessoal entre docentes e alunos, que é de grande importância para a boa integração destes últimos no sistema e para o rendimento do seu trabalho pedagógico.

7.2.6 - A eficiência da comunicação postal é decisiva para o sucesso ou insucesso de qualquer instituição de ensino a distância. Tal eficiência não depende apenas do modo como estejam organizados e funcionem os serviços que directamente a devam assegurar e de uma estreita cooperação com os serviços nacionais de correio. Depende também do rigor com que operam todos os outros serviços: os que devam garantir a produção dos textos nos prazos preestabelecidos; os que devam pô-los, já impressos, à disposição da expedição, nas datas marcadas; os que devam corresponder com rapidez e adequação às solicitações e reclamações, de carácter pedagógico ou administrativo, dos alunos; os que efectuem, dentro dos prazos definidas, a correcção dos testes de avaliação pessoal a distância, etc.

laboratório polivalente para a efectivação de trabalhos experimentais ao nível dos primeiros anos de certos cursos superiores e ainda de quantidades suficientes dos diversos elementos de trabalho recomendados aos alunos pela Universidade. Não é, porém, indispensável que todas estas condições se criem, desde o princípio, em nível óptimo, para que um «centro regional» possa começar a funcionar.

7.3.7 - Como «centros culturais», as suas actividades devem orientar-se, mediante iniciativas próprias e colaboração com organismos locais (administrativos, económicos, científicos, culturais, de ensino, etc.), para a participação activadora no desenvolvimento económico e social e na promoção cultural colectiva das correspondentes regiões, bem como para a prática de um contacto e de uma interacção dialéctica entre «cultura superiora e «cultura popular». Dado que as funções de «tutor deverão, pelo menos em parte, ser desempenhadas por estudantes de pós-graduação, os «centro s regionais» devem poder possibilitar-lhes a exercício de uma actividade de investigação que, do mesmo passo que permita a sua formação pós-graduada e a correspondente promoção profissional, contribua paca elevar o nível das suas actividades como «centros culturais regionais» e a eficiência da sua participação no desenvolvimento da região respectiva.

atização ampla e profunda da chamada «cultura superior». Para a prossecução desta finalidade, a Universidade Aberta aparece como uma organização particularmente adequada. E para a sua continuada realização que importa seja instituída e inteiramente orientada.