Número de reclamações atendidas e razões por que o foram:

T L P (Lisboa) T L P (Porto) CTT 1972................. 999 11,8 % 85 9 % 962 32 % 1973................. 1 178 15,1 % 100 8,3 % 1 108 28 % 1974................. 1 575 15 7 % 191 13,5 % 1 539 32 % 1975................. 1 663 13,6 % 159 13,3 % 1 953 31 %

As causas que estiveram na base do atendimento foram: erros de leitura, de contabilização, avarias e diversos. Apresentam-se a seguir os números das reclamações atendidas e as correspondentes acusas:

T L P (Lisboa) T L P (Porto) CTT 1972: Erro de leitura................ 246 24,6 % 52 61,2 % 114 11% Erro de contabilização.... 287 28,7 % 9 10,6 % 117 11% Avarias.......................... 466 46,7 % 24 28,2 % 731 78% Diversos........................

Total 999 85 962 1973: Erro de leitura................ 214 18,2% 55 55 % 185 16% Erro de contabilização.... 101 8,6% 11 11 % 158 14% Avarias.......................... 653 55,4% 20 20 % 765 70% Diversos........................ 210 17,8% 14 14 %

Total 1178 100 1108 1974: Erro de leitura................ 132 8,4% 82 42,9% 167 11% Erro de contabilização.... 16 1 % 11 5,8 % 193 13% Avarias.......................... 770 48,8% 98 51,3% 1 179 76% Diversos........................ 659 41,8%

Total 1577 191 539 1975: Erro de leitura................ 176 10,6% 65 40,9% 191 10% Erro de contabilização.... 11 0,7% 24 15,1% 220 9% Avarias.......................... 979 58,8% 70 44 % 1 542 81% Diversos........................ 497 29,9 %

Total 1663 159 1953

Nos «Diversos» entram os casos em que, embora se presuma tenha havido avarias, não foi possível confirmar a sua existência.

3. Número de reclamações não atendidas e porquê:

T L P (Lisboa) T L P (Porto) CTT 1972................. 7 487 88,2% 781 90,2% 2 012 68,6% 1973................. 6 635 84,9% 1 111 91,7% 2 860 72 % 1974................. 8 466 8 466 1 222 86,5% 3 283 68 % 1975................. 10 604 86,4% 1 036 86,7% 4 285 69 %

Percentagens do total.

As reclamações não são atendidas quando, tendo-se procedido às averiguações necessárias, não se encontra nenhum motivo que permita considerar a reclamação, isto é, que não houve erros de leitura nem de contabilização e não se registaram avarias dos órgãos que afectam a contagem.

4. Número total de reclamações por cada cem assinantes (linhas de rede):