visão e a cobrança. Essa diferença é constituída pelo excesso de cobrança verificado em quatro capítulos, em que se salientam o do «Domínio privado, empresas e industrias do Estado - Participação de lucros», com mais $ 1 306 830,82, e o das «Consignações de receitas», com o aumento de $ 4 677 533,06. Na receita extraordinária houve também alterações: uma diferença para mais de $ 1 775 704,69 na importância do saldo das contas de exercícios findos e de $ 1 687 772,37 para menos nos valores monetários recolhidos da circulação, do que resulta uma diferença para mais no capítulo de $ 87 932,32. O mapa da despesa apresenta um aumento global de $ 2 802 768,44 entre as verbas orçamentais e pagas, mas, considerando apenas os seus capítulos da despesa ordinária que acusam excessos entre o que foi orçamentado e pago, verifica-se que o aumento é de $ 2 714 836,12.

Tal diferença é devida, principalmente, aos maiores encargos com a defesa nacional, integração das contas de serviços autónomos e outras despesas gerais.

A cobertura para esses aumentos saiu do excesso de cobranças sobre as receitas previstas no orçamento geral da província e nos dos serviços autónomos, mediante a abertura de créditos especiais, reforços por transferência de verbas e reforços tácitos, como a seguir se indica: No capítulo 2.º «Governo da província e Representação Nacional», a diferença de $ 36 876,61 provém do seguinte: Aumentos:

Crédito especial com contrapartida em disponibilidades de outros capítulos: Portaria n.º 8693, de 17 de Fevereiro de 1968 ....

Reforços com contrapartida em disponibilidades de outros capítulos: Diminuições:

Disponibilidades oferecidas para contrapartida de reforços de outros capítulos:

Diferença entre a despesa autorizada, liquidada e paga .... No capítulo 6.º «Serviços de Justiça», a diferença de $ 16323,18 resulta do seguinte apuramento: Aumentos:

Reforços com contrapartida em disponibilidades de outros capítulos:

Diferença entre a despesa autorizada liquidada e paga ....