dinamismo, ab seu espírito desempoeirado, ato-seu são critério de estadista moderno e técnico distinto.

Pois.-, aceitando e perfilhando tudo quanto então foi dito, apelo para S. Ex.ª e para o Secretário de Estado, até há- dias nosso ilustre par, pana que não seja permitida a construção em Caxias de um prédio que pelo seu volume constituirá um verdadeiro desastre, quer no aspecto estético, quer funcional, quer ainda no que se refere aio mais, elementar bom senso, se atendermos a tudo quanto já foi apontado.

O Sr. Santos da Cunha: - V. Ex.ª dá-me licença?

O Sr. Casal-Ribeiro: - Faça obséquio.

O Sr. Santos da Cunha: - Quero perguntar a V. Ex.ª se nas considerações que faz tomou em consideração a repercussão que pode ter no tráfego da marginal o prolongamento dia auto-estrada para o Estoril. Forque, se o tráfego para o Estoril -vier a drenar-se pela auto-estrada, os. inconvenientes apontados por V. Ex.ª terão uma dimensão muito menor e talvez nem cheguem a ser inconvenientes.

O Orador: - Agradeço a construtiva intervenção de V. Ex.ª Simplesmente, coimo a estrada marginal é a única via de trânsito parra Cascais, enquanto não se souber qualquer coisa da auto-estrada não é possível modificar-se este estado de coisas.

O Sr. Santos da Cunha: - A intervenção de V. Ex.ª pode desde logo permitir a organismos oficiais- competentes uma definição do problema à luz dessa realidade e pode ser que então tudo se harmonize.

O Orador: - Sentir-me-ia felicíssimo.

Perdoe-me V. Ex.ª, Sr. Presidente, o tempo que roubei à Câmara, tempo indispensável, ao que parece, para arranjos e combinações de última hora de alguns Srs. Deputados, tendo em vista a tomada de posições que reputam indispensáveis à obtenção dos seus fins de carácter político, evidentemente ...

Mas, como gosto cada vez mais da minha terra, creio nas suas gentes e confio nos seus governantes, tenho redobrada .esperança de que o que já foi referido por dois dos maiores baluartes da opinião pública - ia a dizer da consciência nacional - agora glosado por um Deputado, velho, é certo, ultrapassado em certas concepções progressistas, é exacto e indesejável, graças a Deus, em determinados sectores onde a sua ortodoxia política não sofre contestação possível, mas, através de tudo genuinamente português, tenha o seu eco e produza os seus, efeitos junto de quem da direito, em detrimento de interesses particulares de alguém, mas em evidente benefício do interesse geral.

Nós, os da «extrema direita», temos também o «direito»,

Talvez neste aspecto consiga algum apoio, pelo menos daqueles que têm como denominador comum, nesta Assembleia, servir os supremos interesses nacionais ...

O orador foi cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vai passar-se à

O Sr. Presidente: - Vai discutir-se e votar-se na especialidade a proposta de lei sobre medidas tendentes ao desenvolvimento da região de turismo da serra da Estrela.

Acerca desta proposta estão na Mesa a proposta de lei governamental, um texto alternativo com emendas sugeridas pela Câmara Corporativa e um conjunto de propostas subscritas por vários Srs. Deputados que efectivamente tendem; à substituição «total da proposta de lei por outro articulado.

O exame, especialmente deste último conjunto, convence-me de que não há diferença substancial quanto à matéria de fundo, mas sim quanto à articulação dela. Em consequência, parece-me difícil discutir os vários textos artigo por artigo, uma vez que a mesma ordem de artigos não corresponde à mesma ordem de ideias.

Ponho, portanto, à discussão, conjuntamente e na sua integridade, a proposta Ide lei governamental, e o texto sugerido pela Câmara Corporativa e as propostas de alteração apresentadas na Mesa, que são um conjunto de propostas subscritas pelo Sr. Deputado Gonçalves de Proença e outros Srs. Deputados, e ainda uma proposta de alteração ao artigo 5.º da proposta de lei governamental, proposta esta última subscrita pelo Sr. Deputado Vasconcelos Guimarães.

O Sr. Vasconcelos Guimarães: - Sr. Presidente: Mandei para a Mesa duas propostas de alteração e requeiro agora que seja retirada e enviada no dia 21 do corrente, mantendo a proposta de alteração apresentada hoje.

O Sr. Presidente: - Acaba de chegar à Mesa uma proposta, subscrita pelo Sr. Deputado Vasconcelos Guimarães e outros Srs. Deputados, de alteração ao n.º 2 do artigo 3.º do conjunto de propostas de emenda subscrito pelo Sr. Deputado Gonçalves de Proença e outros Srs. Deputados. Desta última proposta vai ser dado imediato conhecimento à Assembleia.

Foi lida. É a seguinte:

Proposta de alteração

De acordo com o Regimento da Assembleia Nacional, propomos que o texto do n.º 2 ido artigo 3.º da proposta de alteração subscrita pelo Sr. Deputado José Jdão1 Gonçalves de Proença e outros Srs. Deputados, relativa à adopção de medidas tendentes ao desenvolvimento da região de turismo da serra da Estrela, seja alterado para a redacção .seguinte: 2. Fica também autorizada a Secretaria de Estado da Aeronáutica a ceder ao Fundo de Turismo parte das instalações existentes no planalto da Torre, na serra da Estrela, ocupadas pelo Grupo de Detecção, Alerta e Conduta da- Intercepção n.º l, Esquadra n.º 13, bem como do material aí existente, nas condições que. vierem a ser acordadas entre as duas entidades.