conjunto de votos, subscrita pelo Sr. Deputado Themudo Barata. Vou pôr à aprovação da Câmara esses votos, que têm o carácter de simples expressão de anseios e pontos de vista. Vão ser lidos.

Foram lidos. São os seguintes:

A Comissão de Defesa Nacional emite os votos seguintes, que submeto à aprovação da Assembleia: Que sejam mantidos contactos regulares entre os departamentos militares competentes e os Ministérios e ordens ou sindicatos técnicos interessados, a fim de que as convocações se façam com o máximo de antecipação e se tenha em atenção a conveniência de criar o mínimo de dificuldades aos serviços técnicos metropolitanos, ensino universitário ou outras situações que importe considerar, sem prejuízo dos objectivos militares desde logo, mas tudo dentro de um manifesto espírito de equidade e justiça; Que se estude, em ligação com os serviços apropriados, a utilização conjunta das disponibilidades dos serviços de saúde ou outros dos governos e Universidades ultramarinos e o aproveitamento de convocados; Que se facilitem, até onde possível, aos convocados a continuação de estágios de especialidades e, porventura, os respectivos exames finais no ultramar; Que se estude, ainda que por uma só vez a viabilidade de adiamento de convocação pelo mínimo de meses indispensável, quando da não aplicação desta medida resultem graves prejuízos para trabalhos ou outros aspectos técnicos do manifesta importância nacional ou internacional.

Proposta de aditamento

Proponho que aos votos apresentados de Comissão de Defesa Nacional acerca da proposta de lei em discussão (Lei do Serviço Militar) seja acrescentado o seguinte: Que o mais prontamente possível se estudem o ponham em prática todas as medidas que, através da melhoria ou reforço dos meios materiais que equipam au apoiam as forças armadas, premitam economizar meios humanos, nomeadamente pessoal técnico do agora em causa, .posto que o homem é a todos os títulos o capital mais valioso da Nação.

O Deputado. Filipe José Freire Themudo Barata.

O Sr. Presidente: -Se a Assembleia não manifestar outro desejo, porei à votação os cinco votes em conjunto: quatro apresentados pelo Sr. Deputado Roboredo e Silva no final do seu discurso na generalidade, em nome dia Comissão de Defesa Nacional, e o que- foi ultimamente apresentado peio Sr. Deputado Themudo Barata.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Interpreto o silêncio de VV. Ex.ª como de assentimento. Nestes temias, ponho à votação os cinco votos referidos.

Submetidos à votação, foram aprovados.

O Sr. Presidente: - Estes votos serão oportunamente comunicados ao Governo.

Interrompo a sessão por alguns minutos para preparação dais listas.

Eram 18 horas e 50 minutos.

O Sr. Presidente: - Está reaberta a sessão.

Eram 19 horas e 5 minutos.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada para a eleição da Comissão de Educação Nacional, Cultural Popular e Interesses Espirituais e Morais e da Comissão de Obras Publicais e Comunicações.

Procedeu-se à votação.

O Sr. Presidente: -Vai proceder-se ao escrutínio.

Peço aos Sus. Deputados Santos da Cunha e Themudo Barata o favor de servirem de escrutinadores para a Comissão de Educação Nacional, Cultura Popular e Inteirasses Espirituais e Morais- e aos Srs. Deputados Sá Carneiro o Pinto Castelo Branco igual obséquio em relação à Comissão de Obras Públicas e Comunicações.

Procedeu-se ao escrutínio.

O Sr. Presidente: - Para a eleição da Comissão de Educação Nacional, Cultura Popular e Interesses Espirituais e Morais entraram na uma 113 listas, verificando-se 81 listas designadas por lista A e constituídas pelos Srs. Deputados cujos nomes vou enumerar, com os votos que obtiveram: Alexandre José Linhares Furtado, com 72 votos; Artur Manuel Giesteira de Almeida, com 79 votos; Custódia Lopes, com 81 votos; Fernando Dias de Carvalho Conceição, com 80 votas; Francisco João Caetano de Sousa Brás Gomes, com 80 votos; Henrique Veiga de Macedo, com 80 votos; João Pedro Miller Pinto de Lemos Guerra, com 51 votos; Joaquim Germano Pinto Machado Correia da Silva, com 71 votos; Joaquim José Nunes de Oliveira, com 80 votos; José da Silva, com 60 votos; Júlio Dias dais Neves, com 70 ^tos; Luís António de Oliveira Ramos, com 79 votos; Manuel de Jesus Silva- Mendes, com 80 votos; Rogério Noel Peres Claro, com 80 votos; e Victor Manuel Pires de Aguiar e Silva, com 75 votos.

Entraram também na uma 32 distais com a designação de lista B, indicando os Sus. Deputados cujos nomes vou ler, com o número de votes que obtiveram: Alexandre José Linhares Furtado, com 30 votos; Artur Manuel Giesteira de Almeida, com 31 -votos;- Eleutério Gomes de Aguiar, com 32 votos; Fernando Diais de Carvalho Conceição, com 32 votos; Francisco João Caetano de Sousa Brás Gomes, com 32 votos; João Pedro Miller Pinto de Lemos Guerra, com 32 votos; Joaquim Germano Pinto Machado Correia da Silva, com 32 votos; Joaquim José Nunes de Oliveira, com 31 votos; José da Silva, com 31 votos; Júlio Dias das Neves, com 32. votos; Lopo de Carvalho Cancella de Abreu, com -31 votos; Luís António de Oliveira Ramos, com 31 votos; Manuel de Jesus Silva Mendes, com 31 votos; Sinclética Soares dos Santos Torres, com 32 votos; e Victor Manuel Pires de Aguiar e Silva, com 32 votos.