Do Dr. Duarte Vidal e outros.

De apoio à intervenção do Sr. Deputado Silva Mendes sobre a situação das auxiliares de enfermagem.

De apoio à intervenção do Sr. Deputado Leal de Oliveira sobre a estrutura agraria algarvia.

De apoio b intervenção do Sr. Deputado Fausto Montenegro sobre o vinho do Porto.

De apoio à intervenção do Sr. Deputado Costa Ramos sobre a organização corporativa e cooperativa da lavoura.

O Sr. Presidente: - Estilo na Mesa, remetidos pela Presidência do Conselho, os elementos fornecidos pelo Ministério da Educação Nacional, em satisfação, na parte que lhe respeita, do- requerimento apresentado pelo Sr. Deputado Pinto Machado na sessão de 80 de Janeiro, último; os relatórios fornecidos pelo Ministério das Obras! Públicas, em satisfação do requerimento apresentado pela Sr.ª Deputada D. Luzia Beija na sessão de 29 do mesmo mês de Janeiro; a publicação intitulada Arte Paisagística das Jardins de Portugal, em satisfação, na parte respeitante ao Ministério das Obras Públicas, do requerimento apresentado pelo Sr. Deputado Al areio e Silva na sessão de 3 de Fevereiro do corrente ano. Vão ser entregues aos Srs. Deputados interessados. Vão ler-se os elementos coligidos através das Secretarias de Estado da Indústria e do Tesouro, destinados a satisfazer a nota de perguntas apresentada pelo Sr. Deputado Camilo de Mendonça na sessão de 3 do corrente e já publicada no Diário das sessões, n.º 28, de 18 do mesmo mês.

Foram lidos. São os seguintes:

Elementos do informação requeridos pelo Deputado Sr. Camilo António de Almeida Gama Lemos de Mendonça na sessão da Assembleia Nacional de 3 de Fevereiro corrente, coligidos através das Secretarias de Estado da Indústria e do Tesouro:

1) Juntam-se, em anexo, dois mapas discriminando as operações, legalmente autorizadas em 1969, para a importação, de capitais estrangeiros destinados à aquisição da totalidade do capital social de empresas portuguesas.

Nesses mapas discriminam-se: O número de empresas adquiridas em cada trimestre;

b) Os ramos industriais a que pertencem essas empresas;

c) As nacionalidades das empresas adquirentes;

d) A denominação, abjecto e capital social de cada empresa portuguesa transaccionadas e a identificação dos respectivos compradoras

esquema legal existente mediante a oportuna publicação de legislação que está em estudo, de forma a possibilitar o conhecimento mais completo da aplicação efectiva dos capitais detidos por estrangeiras em Portugal.

Empresas portuguesas adquiridas durante o ano de 1969

Participação estrangeira

Total

Grupo Oliva (Indústrias A. J. Oliveira, Filhos & C.ª, Ld.ª, Máquinas Oliva de Angola, Ld.ª, e Máquinas Oliva de Moçambique, Ld.ª).

Roederstein - Electrónica Portuguesa, Ld.ª

Ferramentas e máquinas.

Fabricação, montagem, conservação e comércio de maquinaria em geral e de ascensores.

Confecção em geral

Exploração da indústria metalúrgica e metalomecânica.

Comércio de componentes para electrónica

Comércio de componentes para electrónica.