algumas cantemos de contos. A conta dos imóveis e móveis acusa os dispêndios seguintes:

(Ver tabela na imagem)

Já se fez notar o ano passado que seria conveniente melhor arranjo nos serviços relacionados com o património do Estado. O edifício comprado pelo Ministério das Comunicações (42 000 contos) não faz parte do património do Estado? Nesta Direcção-Geral houve um pequeno aumento, excluindo a Intendêncio-Geral do Orçamento (506 contos). A despesa discrimina-se como segue:

(Ver tabela na imagem)

Contribuições e impostos A avaliação do que se gasta com contribuições e impostos, directos e indirectos, tem de ter em conta as anulações, restituições e diversos pagamentos da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos e nas alfândegas.

Grosso modo, na Conta de 1968, há a individualizar os que seguem:

Contos

Nos 543 258 contos, que é a soma de todas as verbas que normalmente se consideram gastas no serviço de contribuições, incluem-se os mencionados acima.

A sua discriminação por organismos consta do quadro que segue:

(Ver quadro na imagem)

Em 1968 deu-se uma redução, na despesa total, mas deve notar-se que a soma das restituições, anulações e outros pagamentos é muito maior em 1967.

Direcção-Geral das Contribuições e Impostos A seguir indicam-se os despesas discriminadas por classes orçamentais desta Direcção-Geral:

(Ver tabela na imagem)

Se for considerado que nas anulações se deu a quebra de 39 954 contos, vê-se logo quanto ilusória é a diminuição indicada no quadro.

A diminuição dos encargos de 23 238 contos deduz-se facilmente dos números que seguem:

(Ver tabela na imagem)

O custo do pessoal nesta Direcção-Geral tem aumentado muito. Passou de 52 609 contos em 1958 para 140 748 contos em 1968. Mas outras despesas se acentuaram. Naquele ano os encargos elevaram-se a 52 140 contos, que correspondem a 134 786 contos em 1968. Este ano houve reforço de algumas verbas nos encargos: a do pagamento de encargos não especificados, a de participação em receitas, a de avaliações e outras...

Algumas mencionam-se a seguir:

Contos

Participações em vendas ......... 11 347

Pagamento de serviços e encargos Um dos problemas necessitados de atenção, relacionados com esta Direcção-Geral, é o da instalação dos serviços.

Frequentam as repartições de finanças grande número de pessoas e nas épocas próprias há grande aglomeração de contribuintes. Algumas instalações estão em tão precárias circunstâncias que se torna difícil serviço conveniente. Por outro lado há grandes arquivos a conservar e defender.

O sistema actual de pagamento de rendas de casa pelas câmaras municipais está longe de satisfazer, devido à exiguidade de receitas e até a falta do edifícios próprios para o fim.