Talvez pudesse ser delineado um programa de instalações, a executar em certo número de anos, atendendo de começo aos casos mais necessitados.

Direcção-Geral das Alfândegas As despesas desta Direcção-Geral desceram de 156 057 contos em 1967 para 115 811 contos em 1968. Deve ter-se em conta que as restituições passaram de 64 756 contos naquilo ano para 21 764. Foi nos encargos que se deu baixa, como se verifica a seguir:

(Ver tabela na imagem)

As despesas de pessoal e material não são muito diferentes nos dois últimos anos. Houve aumento nos primeiros.

Nos encargos sobressai, como se escreveu, a verba de restituições, responsável pelo decréscimo final.

Algumas verbas dos encargos, nos dois últimos anos, foram como segue:

(Ver tabela na imagem)

A rubrica relacionada com os distritos autónomos, de 19 870 contos, tem compensação em receitas.

Casa da Moeda O aumento de 8210 contos na despesa da Casa da Moeda proveio em grande parte dos encargos - 12 241 contos em 1967 e 19 546 contos em 1968.

As outras classes de despesa mantiveram os gastos anteriores com leves alterações, como se verifica a seguir:

(Ver tabela na imagem)

Dado o volume das despesas de material e dos encargos, convém indicar algumas verbas que as formam, do material incluem-se 1566 contos para móveis, e, 8498 contos para matérias-primas e produtos acabados ou meio acabados para usos industriais.

E os encargos contêm 18 427 contos de despesas a reembolsar, contra 11 267 contos em 1967. A despesa ordinária deste Instituto foi ligeiramente superior à de 1967, como se verifica no quadro seguinte:

(Ver quadro na imagem)

O Instituto utilizou 26 934 contos por força das despesas extraordinárias. De modo que a dotação total se elevou a 34 569 contos.

Parece haver necessidade de exame das comissões em que trabalha este Instituto, de modo a imprimir maior aceleração aos trabalhos do cadastro, ainda que seja preciso reforçar as dotações. Além das despesas mencionadas, há outras de organismos que se mencionam a seguir:

(Ver tabela na imagem)

e ainda a pequena verba de 71 contos para acidentes em serviço.

Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência

Mercado de capitais No quadro da página seguinte resumem-se alguns elementos relativos ao mercado de capitais no triénio de 1966-1968.

Como se verifica, no último ano prosseguiu o descimento dos transacções imobiliárias, das hipotecas de prédios e das operações a médio prazo, ao mesmo tempo que a descida dos totais das operações de longo prazo e dos índices de cotações da Bolsa de Lisboa, tanto dos títulos de rendimento fixo como dos de rendimento variável. Também se expandiram as transacções de valores mobiliários (títulos) e os capitais emitidos pelas sociedades anónimas, variáveis, que em 1967 tinham denotado contracção.

(Ver tabela na imagem)