Estas receitas aumentaram 20 394 contos, fixando-se em 147 108 contos.

Mais de metade dio (acréscimo proveio do reforço do capítulo dias consignações de receitas, que representem 28,7 por cento. Mas os impostos directos e indirectos também melhoraram cerca de 5 290 contos, representando 50 por cento do conjunto. As cifras são as que seguem.

Só há ia mencionar o quantitativo dias taxas com 14,3 por cento do total, ou 21118 contos. São um pouco maiores do que em 1967.

Os restantes capítulos têm pequena influência no aumento das receitas ordinárias, cerca de 6 por cento.

Evolução das receitas ordinárias

11.0 facto miais saliente na evolução dias receitas ordinárias é o do acréscimo das consignações. A sua influência no conjunto aumentou gradualmente.

Em 1938, ano anterior à guerra, representavam só 6 por cento.

O desenvolvimento de serviços autónomos e outras razões influíram no sentido de aumento.

Atingiram a cifra mais alta em 1968, com 28,7 por cento do total.

São ultrapassadas em quantitativo pelos impostos indirectos, mas a percentagem destes, sendo a mais alta, diminuiu desde 1938, apesar do aumento dos direitos aduaneiros, devido à elevação nas importações.

A seguir indica-se em percentagem a influência nas receitas ordinárias dos diversos capítulos orçamentais:

Em Cabo Verde, como em outras províncias, as consignações englobam receitas dos serviços autónomos: os correios, telégrafos e telefones, a Junta Autónoma dos Portos do Arquipélago e, ultimamente, os transportes aéreos e a Inspecção do Comércio Bancário. São estes serviços que inflacionam a receita. O exame da origem dos impostas directos, que somaram 24 952 contos em 1968, mais 2950 contos do que em 1967, mostra a importância dia contribuição industrial (11 733 contos). Foi nesta contribuição que se deu o maior acréscimo.

A contribuição predial melhorou pouco, o que surpreende, dada a valorização que certamente se processou na ilha com os trabalhos agro-pecuários financiados pelo Plano de Fomento. A sua receita de 4053 contos é inferior à do imposto complementar (5 332 contos). As receitas deste capítulo atingiram 48 500 contos. Uma grande parcela teve origem nos direitos de importação.

A discriminação da receita dos impostos indirectos vem a seguir: