Os serviços autónomos tiveram menos 4123 contos de receites. Apesar de tudo, o capitulo melhorou muito. Adiante se analisarão as contas.

Diversas rubricas concorreram para o aumento e entre elos há as de selo de assistência e o novo selo de defesa nacional (8988 contos).

Incluíram-se neste capítulo parte dos saldos de anos económicos findos (18 851 contos), o que não está certo. Vistas as coisas, o aumento proveio destes saldos, que foram pagar encargos da divida.

Estes encargos subiram. Mas é com receitas gerais que deviam ser liquidados. As despesas ordinárias mantiveram-se num quantitativo um pouco superior ao de 1967. Passaram de 207 900 contos para 229 800 contos, mofe 21800 contos, em números redondos.

Foi possível manter o nível das despesas em nível inferior ao das receitas.

Os aumentos nomes e noutras foram da ardiam dos 31600 e 21300 contos, uma diferença de 10300 contos. Considerando só o ponto de vista orçamental, e as condições da Guiné, este resultado é satisfatório. No quadro seguinte inscrevem-se os aumentos de receitas e despesas em certo número de anos:

Milhares de contos

Receitas

Diferenças em relação ao ano anterior

Receitas

Os valores são erráticos. Mas em 1968 um grande aumento nas receitas (na relatividade dos totais) apresenta cifra que sobressai. Só é inferior a 1985.

Quanto às despesas, também 1968 se salienta pelo quantitativo do aumento, só superior em 1965. Não se pode dizer que as despesas tenham aumentado muito no decurso dos anos, como se verifica a seguir:

Despesas ordinárias - Contos

O índice de 966 é inferior ao das outras províncias. Está longe, porém, de ser comparado, por exemplo, a Angola e Moçambique, a Timor e até a S. Tomé e Príncipe.

Repartição das despesa Alguns capítulos orçamentais tiveram aumentos de despesa superiores a 5000 contos - o de fomento e os encargos gerais.

E quase todos mostram consumos maiores, como se verifica a seguir:

Designações

Contos

Diferenças em relação a 1967

Administração geral e fiscalização ..

Os problemas levantados pelo aumento da neste província, domo, aliás, em outras, não são fáceis de solucionar e já se viu acima que foi preciso recorrer aos saldos dó anos económicos findos peia atender a despesas na dívida, o que não está dentro da hermenêutica financeira.

Dificuldades nos serviços autónomos trouxeram reduções de receita, que parece se não projectaram na despesa, dado que os serviços de fomento aumentaram muito. Adiante se esclarecerá este assunto. As percentagens de cada capítulo nas despesas ordinárias constam do quadro da página seguinte.