Reforçaram-se todas as verbas, mais vincadamente nos Serviços de Saúde.

Mas a cobertura sanitária da província não se limita aos serviços do Estado indicados acima. Empresas particulares e o grande auxílio das forças militares concorrem para consideráveis melhorias na saúde. Pode discriminar-se a despesa com missões católicas do modo seguinte:

Contos

Subsídios:

Extraordinário para a construção de igrejas e edifícios das missões

O aumento em relação a 1967 foi de 12 845 contos, quase todos nos subsídios às dioceses. O saldo apresentado por este estabelecimento foi de 7291 contos. Deduzindo-lhe a verba de exercícios findos, o saldo reduz-se para 1971 contos.

A despesa total da Imprensa elevou-se a 28 958 contos, mais 6589 contos do que em 1967. Incluiu-se na receita a verba de 2882 contos proveniente do Boletim Oficial. Ainda há outros serviços na administração geral que mereciam uma referência mais pormenorizada. São eles:

Contos

Serviços de Fazenda Nestes Serviços processou-se o aumento de 18 115 contos em todas as rubricas que os compõem, como se nota a seguir:

(Ver quadro na imagem)

As dotações foram mais vincadamente reforçadas nos Serviços de Fazenda e Contabilidade e nos Aduaneiros. Também nestes Serviços houve o ligeiro aumento de 1133 contos.

As despesas distribuem-se como segue:

(Ver quadro na imagem) A despesa dos serviços autónomos, com excepção da Imprensa Nacional (28 953 contos) e da Inspecção de Crédito e Seguros (42 642 contos), faz parte dos serviços de fomento. Ela pode discriminar-se do modo seguinte:

(Ver quadro na imagem)

(a) Há dois serviços autónomos integrados no capitulo 4.º São a Imprensa Nacional, cuja despesa é do 28 953 contou, e a Inspecção de Crédito e Seguros, cuja despesa é de 42 642 contos, pelo que a despesa total dos serviços autónomos é de:

A última coluna indica as alterações em relação a 1967. O acréscimo foi muito grande, como acontecera nas receitas, da ordem dos 513 602 contos.

Este grande aumento derivou do mais intenso tráfego nos portos, caminhos de ferro e outros transportes, além de aumentos noutros serviços autónomos.

Mas os serviços designados por próprios também acusam o acréscimo de 42 171 contos, a acrescer ao de 1967-(25 122 contos). Nos serviços próprios o desenvolvimento da despesa derivou de reforços em quase todas os rubricas, como se nota a seguir.