(Ver tabela na imagem)

Houve um período, por volta de 1960, em que as despesas se mantiveram com relativamente baixas alterações, mas nos últimos anos houve grande aumento, grande na relatividade das cifras. Convém comparar as receitas e despesas e calcular os índices das primeiras, que podem ser comparados com os publicados acima para as despesas:

(Ver tabela na imagem)

Nota-se que a subida das receitas ficou pR trás das despesas por volta de 1954. A partir de 1959 melhorou muito e desde então é sempre superior ao das despesas, como convém ao equilíbrio financeiro. As despesas ordinárias, como se notou acima, subiram para 94 615 contos, mais 11 115 contos do que no ano passado.

Dois capítulos concorreram para este aumento em elevado grau: o da administração geral e fiscalização e o dos serviços de fomento:

(Ver tabela na imagem)

(a) Esta diferença resulta da mudança para o capitulo 7.º «Serviços de fomentos, do Serviço de Transportes Aéreos de Timor.

A diminuição de 1703 contos é aparente, porque se transferiram para os serviços de fomento, como lógico, os Serviços de Transportes Aéreos de Timor.

Dívida provincial Quase não há encargos da dívida. O capital eleva-se a 507 636 contos, representados do modo seguinte:

Contos

Dívida representada por empréstimos ... 25 988

Subsídios reembolsáveis :........ 481 653

A metrópole tem sido benévola neste aspecto da administração provincial, como, aliás, em outros. Limitam-se a 893 contos os gastos deste capítulo, discriminados como segue:

Contos

Duplicação de vencimentos ...... 75

Os Serviços de Transportes Aéreos foram transferidos para os de fomento.

Classes inactivas O déficit das classes inactivas fixou-se em 724 contos, um pouco menos que em 1967.

As receitas de compensação de aposentação fixaram-se em 2 134 contos e em 2 858 contos as despesas.

Administração geral e fiscalização Os serviços de saúde e da instrução pública aumentaram a sua despesa, como se verifica no quadra que se publica a seguir.