dos meus melhores amigos e vários familiares - foi razão suficiente para afirmar que estes e outros problemas "põem em perigo o ensino da veterinária em Portugal" (Diário das Sessões, n.º 17, p. 301, col. 2.ª, 1. 16 e 17).

Estou agora quiçá mais tranquilo e confiante, porque sinto - como dizia em nota do dia, DUO há muito tempo um diário lisboeta-, porque sinto "o esforço que está a ser empreendido pêlos veterinários no sentido da sua própria valorização e da profissão que exercem". Bem hajam, pois, pela construção do Portugal de amanhã.

Não é efectivamente adulterando - ou melhor, induzindo em erro- as "verdades dos factos" que os problemas podem encontrar resolução. Não é escondendo a cabeça na areia como o avestruz ao sentir, já cansado, a aproximação do perseguidor que o caçador o não distingue, o não vá, o não agarra. Não é tapando os olhos ou os ouvidos para não ver ou não ouvir o afundar-se que a morte mais se atarda a chegar ao macaco ai afogar-se.

Por isso intervim nesta matéria, a pedidos, e haverei de voltar a intervir sempre que n causa o mereça e V. Ex.ª, Sr. Presidente, na justa consideração das atribuições - que tanto preza - me conceda o uso da palavra

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem!

O orador foi cumprimentado.

O Sr. Correia das Neves: - Sr. Presidente e Srs. Deputados: Já por duas vezes, na sessão legislativa que hoje finda, tive oportunidade de abordar o problema da demora e condições do internamento dos delinquentes inimputáveis perigosos - problema que, no campo da justiça e da assistência, é sem dúvida grave e importante.

Ora acabo de receber, através da Secretaria de Estado dia Saúde e Assistência, informações a tal respeito, que julgo conveniente trazer ao conhecimento desta Câmara e dos órgãos de informação.

São os seguintes os esclarecimentos prestados: Continua, em bom ritmo, a construção do pavilhão para delinquentes inimputáveis no Hospital de Sobral Cid, em Coimbra; Prevê-se que tal construção esteja terminada dentro de dois meses, isto é, no fim do semestre corrente; Está em estudo e elaboração o respectivo equipamento, após a aquisição do qual o pavilhão poderá 'entrar em funcionamento, na condição de se obter o pessoal indispensável para assegurar esse funcionamento; Não foi ainda iniciada a ampliação da cozinha e da lavadaria do hospital, julgada indispensável para suportar o aumento de lotação que resultará da enfarada era funcionamento do pavilhão; O projecto de obras já foi elaborado e estos importarão em cerca de 1800 contos;

Estão a correr negociações entre os Ministérios das Obras Públicas, da Justiça s da Saúde e Assistência no sentido de suportarem -se possível- as despesas com essas obras.

Besta-me agradecer ao Governo o interesse que o assunto lhe mereceu, a bem do País.

E no termo desta primeira sessão legislativa é-me grato também, Sr. Presidente, apresentar a V. Ex.ª os meus respeitosos cumprimentos de despedida, que torno extensivos a todos os meus estimados colegas, aos dignos representantes da informação e aos Srs. Funcionários desta Assembleia.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem!

O orador foi cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vai passar-se à

O Sr. Presidente: - Vai discutir-se e votar-se na especialidade a proposta de liei sobre a protecção da Natureza e 'dos seus recursos, em relação à qual há na Mesa várias propostas de emenda.

O Sr. Correia da Cunha: - Peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Tem V. Ex.ª a palavra.

O Sr. Correia da Cunha: - Sr. Presidente: Requeiro que a discussão e votação se façam de preferência sobre o texto sugerido pela Câmara Corporativa.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: VV. Ex.ªs ouviram o requerimento do Sr. Deputado Correia da Cunha no sentido de que a discussão e votação incidam de preferência sobre o texto sugerido pela Câmara Corporativa. Consulto a Assembleia sobre se autoriza efectivamente a satisfação deste requerimento.

Consultada a Assembleia, foi concedida autorização.

Irá, portanto, ser posto à consideração da Assembleia, para o que vai primeiro ser lida.

Foi lida. É a seguinte:

Proposta de emenda

Propomos que sei mantenha para a proposta de lei n.º 7/X a designação "Protecção da Natureza e dos Seus recursos", com o subtítulo "Dos parques nacionais e de outros tipos de reservas".

0 Sr. Presidente: - Submeto a votação da Assembleia u proposta de emenda que acabou de ser lida. Submetida à votação, foi aprovada.