tudo, a diminuição ocorrida nas conservas de peixe (- 44 milhares de contos).

Avultam, no segundo grupo, as exportações de massa e concentrado de tomate (+63 milhares de contos) e de cortiça (cerca de + 24 milhares de contos). Em contrapartida, registaram-se aumentos que, em termos relativos, foram em certos casos muito substanciais: nas máquinas, aparelhos e material eléctrico (+ 334 milhares de contos), nos produtos têxteis (+ 245 milhares de contos), nos vinhos (+ 104 milhares de contos), nas pastas químicas para o fabrico de papel (+ 122 milhares de contos), no pez (+ 103 milhares de contos) e no minério de volfrâmio (+ 47,5 milhares de contos).

Exportações totais (a)

(Janeiro a Agosto - Milhares de contos)

(a) Não Inclui exportação de diamantes.

Nota.-Definição dos grupos:

A - Conservas de sardinha, cavala o anchovas;

B - Tomate em massa, salmoura e pelado o sumo concentrado de tomate;

C - Secções da C. M. C. E.: I; II; IV (com excepção dos produtos incluídos nos grupos A, B e D);

D - Vinhos do Porto, da Madeira e comuns;

F - Secções VI; VII;

G - Secções III; V; VIII; X; XV;

H - Secção XI;

I - Secções XVI; XVII;

J - Secções XII; XIII; XVIII; XIX; XXI. Como habitualmente, a C. E. E. constituiu a principal zona abastecedora do mercado metropolitano (83,7 por cento), seguida da Â. E. C. L. (24,2 por cento). For outro lado, a Alemanha continuou a deter a posição de primeiro fornecedor, estando o aumento do valor importado deste país influenciado pela recente revalorização do marco.

A França beneficiou também de um considerável aumento das suas vendas a Portugal, embora aí a explicação tenha de ser procurada no aproveitamento das vantagens que lhe advieram da desvalorização do franco em meados de 1969.

Todavia, foram as aquisições aos Estados Unidos que registaram maior expansão relativa, com um acréscimo de 149 por cento, em relação a igual período do ano precedente, por efeito das importações de aeronaves, oleaginosas e cereais.

Foi sobretudo nos principais mercados da C. E. E., à excepção do da França, que as exportações portuguesas conheceram taxas de expansão mais elevadas. E digno de especial relevo o acréscimo das vendas para a Alemanha, em virtude das oportunidades abertas pela revalorização da sua moeda.

O valor dos produtos dirigidos para a A. E. C. L. sofreu, durante os primeiros oito meses de 1970, uma contracção de 5,5 por cento. Esse resultado é, porém, afectado pela influência perturbadora das oscilações nas vendas de diamantes para o mercado britânico. Se se excluírem essas vendas, as exportações, nacionais para a Associação registaram neste período. um crescimento de 14 por cento, apesar de a progressão das vendas ao Reino Unido se ter situado em 11,8 por cento.

As exportações destinadas ao mercado norte-americano apresentam no total um aumento praticamente desprezível. Embora as vendas de componentes para conjuntos electrónicos tenham registado incremento significativo, verificou-se, em contrapartida, um decréscimo sensível nas exportações de têxteis, em especial de fio de algodão e de artigos de sisal e de juta.

Repartição geográfica do comércio externo da metrópole (a)

(Janeiro a Agosto - Milhares de contos)

(a) Inclui os diamantes.