Que se tem dado, nos últimos anos, uma elevação acentuada dos preços no consumidor, julga a Câmara ser circunstância inecontrovertível e merecedora de particular atenção. Não se lhe afigura, todavia, que os índices presentemente disponíveis exprimam, com a aproximação desejável, a alta do custo médio de vida.

Tomando os índices médios para os períodos de Janeiro a Agosto de 1869 e 1970, conclui-se que a cadência de alta dos preços no consumidor se terá atenuado no corrente ano, com excepção do caso de Évora, e que tal melhoria terá sido mais nítida no Porto e em Coimbra do que nas restantes cidades para que existem índices calculados. Segundo o relatório da proposta de lei, o volume global do emprego não terá variado significativamente em 1969 e no ano corrente (pelo menos durante o 1.° quadrimestre) fora das actividades agrárias, compensando-se os acréscimos nuns sectores (bebidas e tabaco, vestuário e calçado, mobiliário, indústrias químicas e do petróleo, indústrias metalúrgicas, metalo-mecânicas e de material eléctrico, transformadoras diversas e serviços) pêlos decréscimos em outros ramos (especialmente pesca, indústrias extractivas e alimentares).

Quanto a salários, nota-se, em primeiro lugar, com base nos elementos do quadro IV, que os índices de salários rurais subiram no ano passado, em média, a cadência bastante menos sensível do que em 1968. Pelo contrário, no ano corrente o movimento ascensional desses salários ter-se-á intensificado.

Índice ponderado de salários rurais (Base: 1968 = 100)

Por seu turno, os índices médios de salários profissionais da indústria e dos transportes evidenciaram maiores taxas de aumento em 1969 do que em 1968, continuando a subir no ano corrente, embora à cadência menos rápida.

Índice global de salários profissionais da industria e dos transportes

De salientar, entretanto, que os acréscimos dos salários, abrangidos pêlos mencionados índices, haverão ultrapassado, em regra, os dos preços no consumidor (desde que nos índices destes preços se tenham em atenção os efeitos de certos critérios estatísticos, antes comentados). Isto é, terá prosseguido a elevação dos salários reais, em parte explicada pela rarefação da oferta de mão-de-obra nos mercados de trabalho, especialmente de determinadas categorias da mão-de-obra. A balança do pagamentos e a liquidez Internacional da zona do escudo Em 1969, a balança de pagamentos internacionais da zona do escudo apresentou um novo excedente global, pouco inferior a 1 650 milhões de escudos, determinado pelo saldo dos "Invisíveis correntes". De facto, a rubrica "Mercadorias", como habitualmente, acusou um avultado déficit e a balança de operações de capitais, ao contrário do que se observou nos últimos anos, mostrou um saldo negativo, embora relativamente pouco significativo.

Acentuou-se, portanto, o sentido de quebra dos resultados finais dessa balança de pagamentos, depois do superavit, de dimensão excepcional, que se registou em 1967. Mas, enquanto em 1968 a contracção adveio, essencialmente, da quebra no saldo positivo das "Transacções correntes", no ano transacto o factor determinante foi a variação negativa na balança das operações de capital.