Francisco António da Silva.

Francisco Correia das Neves.

Francisco Esteves Gaspar de Carvalho.

Francisco Manuel de Meneses Falcão.

Francisco de Moncada do Casal-Bibeiro de Carvalho.

Gabriel da Costa Gonçalves.

Henrique dos Santos Tenreiro.

Humberto Cardoso de Carvalho.

João Bosco Soares Mota Amaral.

João José Ferreira Forte.

João Lopes da Cruz.

João Nuno Pimenta Serras e Silva Pereira.

Joaquim Germano Pinto Machado Correia da Silva.

Joaquim José Nunes de Oliveira.

Joaquim de Pinho Brandão.

José Coelho de Almeida Cotta.

José Coelho Jordão.

José Gabriel Mendonça Correia da Cunha.

José João Gonçalves de Proença.

José Maria de Castro Salazar.

José de Mira Nunes Mexia.

José Vicente Cordeiro Malato Beliz.

Júlio Alberto da Costa Evangelista.

Júlio Dias das Neves.

Lobo de Carvalho Cancella de Abreu.

Luís António de Oliveira fiamos.

D. Luzia Neves Perimo Pereira Beija.

Manuel Elias Trigo Pereira.

Manuel de Jesus Silva Mendes.

D. Maria Raquel Ribeiro.

Olímpio da Conceição Pereira.

Prabacor Baú.

Rafael Ávila de Azevedo.

Ramiro Ferreira Marques de Queirós.

Raul da Silva e Cunha Araújo.

Ricardo Horta Júnior.

Bui de Moura Ramos.

Teófilo Lopes Frazão.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 67 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 15 horas o 55 minutos.

O Sr. Presidente: - Está em reclamação o n.º 59 do Diário das Sessões.

O Sr. Castro Salazar: - Sr. Presidente: Peço para que no n.º 59 do Diário das Sessões seja rectificado o seguinte: na p. 1226, col. 2.a, 1. 48, onde se lê: «conveniência», deve ler-se: «convivência».

O Sr. Presidente: - Se mais nenhum de VV. Ex.ªs tem qualquer reclamação a apresentar acerca do n.º 59 do Diário das Sessões, considerá-lo-ei aprovado com a rectificação já feita.

Informo a Assembleia de que durante o interregno parlamentar faleceu o pai do Sr. Deputado Gonçalves de Proença. Proponho a VV. Ex.ªs que consignemos um voto de condolências pela perda que sofreu o nosso ilustre colega.

Estão na Mesa dois ofícios da Presidência do Conselho relativos a satisfação das publicações requeridas pelos Srs. Deputados David Laima e Alberto de Alarcão na sessão de 27 de Janeiro do ano passado, das quais vão ser entregues reproduções fotocopiadas àqueles Srs. Deputados.

Tem a palavra o Sr. Deputado Gonçalves de Proença.

O Sr. Gonçalves de Proença: - Sr. Presidente: Pedi a palavra para agradecer a V. Ex.ª a amabilidade que quis ter mandando exarar no Diário das Sessões um voto de pesar pelo falecimento de meu pai e também para testemunhar o meu reconhecimento pela prova de solidariedade da Assembleia, evocando com sentido pesar a memória de quem em vida foi um exemplo de cidadão português e de chefe de família.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O Sr. Alberto de Alarcão: - Sr. Presidente e Srs. Deputados: Foi prestada esta manhã pública homenagem ao Prof. António de Sousa da Câmara.

Engenheiro agrónomo e engenheiro silvicultor, chefe do Gabinete do Ministro da Agricultura entre 1929 e 1931, vice-presidente da Junta de Fomento Rural em 1932, colaborador notável das Campanhas do Trigo e da Produção Agrícola, organizador e primeiro director da Estação de Cultura Mecânica, organizador do I Congresso Nacional de Ciências Agrárias, antigo director da Sociedade de Ciências Agronómicas de Portugal e presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, fundador da revista Agronomia Lusitana e director da Revista Agronómica, professor catedrático da Universidade Técnica de Lisboa, antigo director da Estação Agronómica Nacional, ex-presidente da Comissão Nacional da F. A. O., actual presidente da Junta de Investigações Agronómicos, membro da numerosas sociedades científicas nacionais e estrangeiras, Deputado, que foi, pelo círculo de Évora na legislatura de 1949, bem merece que nesta Casa seja recordada a sua pessoa e rememorada a sua obra.

O Sr. Santos e Castro: - V. Ex.ª dá-me licença?

O Orador: - Com todo o gosto.

O Sr. Santos e Castro: - Pedi autorização a V. Ex.ª para o interromper, a fim de juntar às palavras de V. Ex.ª o meu testemunho pessoal e a minha admiração, no sentido de apoiar as considerações que V. Ex.ª teve a amabilidade de trazer a esta Câmara.

Efectivamente, a figura do Prof. António de Sousa da Câmara é uma das grandes figuras da vida portuguesa dos últimos anos. Homem de ciência de raro quilate, prestigiou o País fora das suas fronteiras e deu larga colaboração a inúmeros empreendimentos nacionais em favor da agricultura portuguesa.

Comungo com V. Ex.ª na homenagem que lhe presta e comungo, sobretudo, na homenagem verdadeiramente nacional que hoje lhe foi prestada na Estação Agronómica, de que foi o fundador e o verdadeiro criador.

Muito obrigado.

O Orador: - Agradeço as palavras de V. Ex.ª, por terem vindo enriquecer, exactamente, esta minha descolorida intervenção.

Como consta de louvor público exarado em recente portaria do Secretário de Estado da Agricultura, «o Prof. Sousa da Câmara demonstrou, ao longo da sua brilhante carreira profissional, permanente sentido inova-